Coluna Roberta Lima – 26/10/2020

Happy Day

Uma penca de gente bacana fez aniversário ao longo desta semana, e esta titular, antenada, conferiu os aniversariantes.

** Dia 20 o advogado João Tota (foto), que mora em Cruzeiro do Sul, comemorou em petit comité a troca de idade na bela fazenda da família.

** Dia 22 a jornalista – e que nas horas vagas está se especializando na área gourmet- Tatiane Castro (foto) ganhou bolo dos amigos do trabalho, e foi paparicada pelos familiares.

** A competente editora-chefe do Jornal A Tribuna, Alex Machado (foto), pegou um voo rumo a Mato Grosso do Sul para curtir a troca de idade, ocorrida na última 23, sexta-feira, com a filha Bia.

** Já a doce e meiga Rachel Caobianco (foto) recebeu todos os dengos do marido, pecuarista Rafael Murad l, e comemorou discretamente na última sexta-feira, 23.

** E finalizando a lista, o pecuarista Sidney Zamora (foto)  aportou esta semana  na cidade e comemorou com os mais chegados sua troca de idade, que aconteceu no último dia 24, sábado.

Vacinação

Não se sabe se é descaso dos pais, medo de sair por conta da pandemia, ou falta de informação, mas a cobertura vacinal em nosso Estado não alcançou nem 50% do público alvo.

** A Secretaria Municipal de saúde está em intensiva campanha contra a polio e outras doenças graves, todo o mês de outubro.

** Procure o posto mais próximo.

Passagem

O empresário Marmude Camely (foto) fez uma passagem  relâmpago aqui em Rio Branco na última semana. Veio ver a mãe, Nazaré Camely, e os irmãos Karinne e Tito. Retornou  na última sexta-feira, 23, para Manaus, onde é sócio-proprietário de um dos maiores estaleiros do Amazonas. Deixou saudade.

Fenômeno I

Uma fenômeno conhecido como Halo, foi visto na manhã da

última sexta-feira, 23, no céu acreano.

** O lindo círculo ao redor do sol foi registrado nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados dos internautas esta semana.

Fenômeno II

O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz.

** Ano de 2020 é uma verdadeira caixinha de surpresa. Ainda bem que dessa vez, pra algo bom!

Amizade

Animado  grupo de amigas que há tempos não se reunia marcou ponto “Girls Time” no Vintage,  regado a Gin tônica e cervejinha gelada. A pauta foi matar a saudade da amizade e amor que o tempo e distância não diminui e não acaba não!

** Tehani Telles, Paula Dossa, Mirna Nemetala, Lidiane Moraes e esta titular aproveitam para marcar mais encontros e viagens que logo,logo irão acontecer. Encontro mara!

Chegando

Por falar em amizade, quem aporta não cidade vinda de Paris, na França, onde mora há anos, é a brasileira, acreana da gema, a  mais francesa da cidade, a querida  Zinha Ruela.

** A bela avisou via WhatsApp a esta titular e aos familiares que aterrisa dia 6 de novembro, só com o intuito de matar a saudade. Bienvenue chéri!

Mesa Posta

Um dos segmentos que mais cresceu nessa pandemia foi o da Mesa Posta. O resgate de uma mesa arrumada e bem cuidada virou hábito para muita gente, que vive em busca de novidades e peças exclusivas.

** Pensando nisso foi que a empresária Iara Bomfim inaugurou na última sexta-feira, 23, a loja Mesa Tropical Decór, que vem com um diferencial entre o segmento, trazendo louças, cristais, e objetos de decoração, dentre outros, de alta qualidade e das melhores marcas do ramo. O novo espaço fica na Galeria Meta, loja 204. Vamos conferir quem pintou por lá?

Ellen Nawe, a proprietária Iara Bomfim, Lucas Henrique e Isabelle Singui

Maria Bomfim (centro), Leonor e Giselda Bezerra e Dra. Elia Castelo

Em Casa

E Outubro Rosa é o mês no qual celebramos o que há de mais admirável nas mulheres: a sua força. É por isso que o movimento representa a imensidão dentro de cada mulher, suas descobertas e redescobertas do significado da vida, dia após dia. E por isso continuamos a  nossa homenagem a mulheres que de alguma forma são referências na vida profissional, como mães e acima de tudo mulheres fortes e com representatividade. Confere:

Vandrea Câmara Tomás, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, pós-graduanda em ginecologia oncológica e cirurgias minimamente invasivas no hospital Sírio Libanês/SP, professora acadêmica, filha de Jorge e Ruth Tomás e mãe de Nicolas Vilarouca.

“Acompanhei esse período marcante para a sociedade por vários ângulos, como médica, mãe e chefe de família. Estava no carnaval, na cidade de São Paulo, com amigos quando tive o primeiro contato com o novo COVID-19 através dos noticiários e redes sociais. Tudo parecia algo muito distante, sem gravidade e em outro continente, e como todos,  também achava que jamais chegaria ao Brasil.

Início do mês de março, em retorno à cidade de São Paulo,  acompanhada de meus pais e filho, neste momento para cumprimento da agenda de pós-graduação no hospital Sírio Libanês, as notícias já não eram as mesmas, já se falava na gravidade do novo COVID-19 e seu potencial de virulência. Outros continentes começaram a ser devastados e o vírus já estava no Brasil, se espalhando de forma rápida. O que parecia ser muito distante era, agora, parte da nossa realidade. Em 24h tudo mudou. No segundo dia de aula, no centro de ensino do hospital,  o chefe de serviço suspendeu as aulas por tempo indeterminado e foi aí que tudo começou, o mundo estava aterrorizado,  os casos só se multiplicavam e as pessoas começaram a morrer. Não tenho palavras para descrever como tudo isso devastou nossas vidas, população e médicos assustados com pouco conhecimento da tal patologia. As dúvidas eram infinitas: Existe um protocolo? Qual protocolo seguir? Como diagnosticar? Como conduzir? Como tratar? Eu, como médica, na linha de frente de um serviço essencial, fazia parte do grupo mais vulnerável sendo encaminhados para rotinas exaustivas com consequências emocionais e psicológicas.

O Isolamento social decorrente da pandemia, trouxe consigo a distância física e necessária entre familiares e amigos. A saudade já não pode mais ser aliviada em um encontro em casa, num bar, em um almoço de domingo. A única forma de demonstrar carinho as pessoas mais próximas, passou a ser de forma virtual. Em nosso caso, profissionais da saúde, o distanciamento se fazia mais necessário, sempre buscando uma forma de ter o mínimo contato possível com os seus conviventes. Mas, fiz parte de um grupo que, embora necessário, não teve a opção do isolamento. Meus pais, com 70 e 75 anos e meu filho, de 1 ano e 5 meses, como me afastar? Viví meses de insegurança, angústia e medo, em casa e no trabalho. Colegas de trabalho adoecendo e quem teve a sorte de não ser contaminado teve a carga de trabalho dobrada para cobrir e cumprir com as escalas. Chegava em casa física e mentalmente exausta! Tendo que manter meu próprio filho distante até que estivesse totalmente higienizada para poder dar-lhe carinho, isso quando por muitas vezes já não o encontrava dormindo.

Tempos difíceis, mas o aprendizado que tiro de tudo isso é que temos que ser mais solidários, valorizar a vida, a família, os amigos, o próximo e que não podemos deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, ter coragem e, principalmente, acreditar e confiar em Deus. Saí de tudo isso, com toda certeza, mais forte e mais humana. Ainda não acabou! Mas estamos mais próximo de um fim, ou será um novo recomeço?”

DICAS

** Em pleno mês de outubro, já tradicional do inverno amazônico, e até agora as chuvas têm sido esparsas, com um calor sufocante.

** Centro Universitário Uninorte abre processo seletivo para o curso de Medicina.

**As inscrições vai até o dia 31 de outubro, e conta com apenas 10 vagas residuais, em regime pedagógico e contratual semestral.

** Quer ver o edital? Clica no link https://vestibular.uninorteac.edu.br/medicina/.

** O Sebrae vai promover, entre os dias 25 e 27 de novembro, o Congresso de Gestão Escolar.

** O evento é voltado a gestores de escolas públicas e particulares, e tem o objetivo de oferecer conteúdos inovadores e focados nos principais problemas enfrentados pelas escolas no contexto.

** Papais e mamães, não deixem de vacinar seus pequenos.

** Os postos de saúde estão aptos a receber para vacinar contra a pólio e outras doenças graves.

** Sejam  responsáveis !

** Uma semana abençoada e até semana que vem.

 

Assuntos desta notícia