Devido à pandemia da Covid-19, o Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb), precisou passar por constantes adequações para se adaptar às mudanças de faixas que foram da vermelha a amarela, nível que nos encontramos atualmente.
O novo Coronavírus também trouxe a necessidade de reequilíbrio do sistema e a busca de condições para o retorno pleno da oferta de transporte público, sendo necessário o remodelamento e a otimização da operação.
A partir de segunda-feira, 5, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTrans, passa a operar na Regional Tancredo Neves, parte alta da cidade, com modelo de transporte de chamado de Sistema Tronco-Alimentado.
As linhas troncais percorrem avenidas e principais ruas ligando cada Terminal de Integração ao Terminal Central da cidade. O modelo de ônibus que serão utilizados nessa troncal são carros articulados e bi-articulados.
Esse modelo de operação consiste na sistematização e integração do transporte coletivo, fazendo uso do Terminal de Integração do bairro Adalberto Sena, com implantação de linhas alimentadoras, que irão trazer o cidadão de dentro dos bairros da Regional Tancredo Neves, para fazerem uso da linha troncal, que realizará somente o percurso que liga o Terminal Central ao Terminal Adalberto Sena.
Serão três ônibus articulados e um biarticulado.
A capacidade do biarticulado é de 200 pessoas, sendo que desse total, 60 são sentadas.
Ao todo, 13 bairros serão beneficiados.
Benefícios
- Redução no tempo de espera e de viagem dos usuários.
- Redução no custo operacional do sistema.
- Mais conforto aos passageiros.
- Menor tempo de espera (a linha troncal deverá passar pelo Terminal a cada 20 minutos)
Bairros beneficiados
Alto Alegre, Adalberto Sena, Defesa Civil, Xavier Maia, Juarez Távora, Irineu Serra, Montanhês, Placas, Wanderley Dantas, Mulateiro, Jorge Lavocat, Tancredo Neves, Raimundo Melo. (Assessoria Rbtrans)