Pular para o conteúdo
Mirla Miranda
Mirla Miranda é administradora e jornalista, atualmente atua também como psicanalista clínica integrativa. Mirla acredita que comunicação é tudo! Determina sucesso ou fracasso. É dinamite ou diamante. Faz uma escrita leve, acentuando visões empreendedoras, novidades do mundo dos negócios e revelando gente que deixa uma mensagem relevante para o mundo

Coluna Mirla Miranda – 24/12/2020

MOSTRA SER PRESENTE

Já está aberta para visitação a mostra Ser Presente, instalada no hall do Memorial dos Autonomistas, no centro de Rio Branco. Um dos destaques da mostra é o presépio de papel, projeto dos artistas Luiz Carlos Gomes e Darci Seles. Ele foi elaborado e montado a partir de papel madeira e esculpido com a intenção de imitar a forma de figuras bíblicas como os reis magos, o bebê Jesus, Maria e José, além de animais.

A exposição está aberta para visitação até o dia 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos fins de semana o horário de funcionamento é das 17h às 20h.

SERINGAL URBANO PARQUE CAPITÃO CIRÍACO

Foto de Ramon Aquin
Foto de Ramon Aquin
Foto de Ramon Aquin

Na última sexta-feira (18) a Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), reinaugurou o museu ao ar livre Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco. Para enriquecer com arte o parque, foi feito um mosaico pelo artista César Farias que retrata com alguns desenhos a fauna, a flora e o cotidiano dos seringais e da cidade.

O Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco, inaugurou as salas museus para visitação: Sala Teixeirinha do Acre, Sala Memória Rio Branco Seringal, Capela Nossa Senhora da Seringueira, Redário da Leitura, Casa do Seringueiro e Defumador, Galeria Livre de Arte e Ciência e o Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser.

PRÊMIO JORGE SAID 2020

Na 3ª edição do Prêmio Jorge Said de Comunicação, realizada na noite desta sexta-feira (18) no auditório do Centro Universitário Uninorte, a prefeita Socorro Neri homenageou in memoriam os jornalistas Val Sales, Naylor George, Giovanni Accioly, Ivan Claudio e Tião Vitor. Os jornalistas foram homenageados por meio das falas de seus familiares e a entrega de um troféu pela prefeita Socorro Neri.

Promovido pela Prefeitura de Rio Branco, o Prêmio Jorge Said de Comunicação foi uma iniciativa criada na gestão da prefeita Socorro Neri para premiar as melhores reportagens produzidas e veiculas com abordagens de temas relacionados às políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Município em diversas áreas.

CINE TEATRO RECREIO

O único cinema de rua da cidade teve seu retorno parcial no último sábado (19). O projeto Cine Recreio AC volta com parte de suas atividades, somente aos sábados até 23 de janeiro. Realizando exibições de filmes em qualidade de estreia, a céu aberto na beira do rio, afim de proporcionar ao morador local um momento de arte e cultura com o melhor da cinematografia. Serão disponibilizados 50 (cinquenta) lugares com distanciamento de um metro e álcool em gel para a higienização das mãos. Sendo imprescindível o uso da máscara!

PRÊMIO GLOW 2020

No último sábado (19) aconteceu a segunda edição do Prêmio GLOW. Por conta da pandemia o evento foi realizado por meio de uma live. Nem preciso dizer que foi um sucesso, né? Parabéns a querida Mariana Tavares, por trazer esse evento que valoriza marcas e influenciadores locais. Desejo muito sucesso para as próximas edições!

CAFÉ DA MANHÃ COM A IMPRENSA

O Governo do Acre realizou na última terça-feira (22) um café da manhã com a imprensa acreana com o intuito de agradecer a parceria ao longo de 2020. Em um ano tão atípico, a imprensa se manteve firme para levar a informação à população com muita dedicação e responsabilidade.

AJUDE A SALVAR VIDAS, DOE SANGUE!

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz um chamamento público para doação de sangue e, em especial, a doação por aférese. A doação de plaquetas por aférese é o procedimento mais comum na unidade para atender crianças com câncer e gestantes que precisam de plaquetas.

Além da doação de sangue e doação por aférese é possível também agendar para a doação de plasma, componente este que está auxiliando no tratamento dos pacientes acometidos pela Covid-19.

Horário especial de funcionamento no Natal e Ano Novo:

24/12 – 7h30 às 18h

25/12 – Fechado

31/12 – 7h30 às 18h

01/01 – Fechado

ACESSIBILIDADE

Foto de Fagner Delgado
Foto de Fagner Delgado

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTrans vem implantando gradualmente semáforos com botoeiras eletrônicas sonorizadas, que auxiliam pessoas com deficiência visual durante a travessia das vias. Os equipamentos fazem parte da modernização semafórica da cidade.

Tipos de toque:

– Acionamento touch. Possui um mapa na lateral que explica em braile ao deficiente visual como vai ser a travessia;

– Com apenas um toque no touch será liberado ao pedestre, no seu momento de travessia;

– Com um toque pressionando por três segundos, a botoeira vibra na mão do solicitante e a travessia se estenderá por um tempo maior. Esse pressionamento será para pessoas com deficiência e idosos;

– Também tem um sinal sonoro que toca de forma sincronizada avisando à hora de começar a travessia e seu término e sinal de iluminação em cada equipamento.