Após quase quatro anos da realização das provas do concurso público da Polícia Militar (PM-AC), o governo do Acre convocou mais 200 aprovados do cadastro reserva. A convocação foi publicada nessa sexta-feira, 19, em uma edição extra do Diário Oficial do Acre (DOE).
Das 200 vagas, 160 serão preenchidas por candidatos homens e as outras 40 por mulheres. As inscrições para o curso de formação de aluno soldado devem ser feitas entre os dias 1º de junho e 15 de julho, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça (Cieps), na capital acreana.
O concurso estava previsto para vencer no final do mês de fevereiro e com medo de perder o prazo, os candidatos chegaram a acampar em frente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e passaram seis dias em frente ao legislativo para cobrar do governo a convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Militar. Os concursados suspenderam o ato após uma conversa com o governador, que prometeu a convocação.
Além de acampar em frente da Aleac, o grupo também fez outras ações para pedir a convocação ao governo. No início de outubro do ano passado, em vídeos divulgados nas redes sociais, familiares dos aprovados fizeram um apelo.
A convocação dos aprovados no certame consta nas promessas de governo de Gladson Cameli que o Portal G1 acompanha anualmente.
Concurso da PM
O concurso da PM-AC foi lançado em março de 2017, com 250 vagas para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.
A convocação dos aprovados de forma imediata foi uma das promessas de governo durante a campanha eleitoral do governador.
A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame que ocorreu em junho de 2018. Porém, o prazo foi prorrogado por mais dois anos no mesmo mês, menos de dez dias depois.
O concurso venceria em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, uma lei, aprovada pelo governador em maio do ano passado, suspendeu os prazos de validade de concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados no estado durante o período de calamidade.
O decreto que prorroga a situação de calamidade pública em todo o Acre venceu em dezembro do ano passado. (Aline Nascimento / Do G1 AC)