Comissão Especial: parlamentares visitam e ouvem representates dos hospitais de Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves sobre o atendimento contra o coronavírus

O dia foi intenso e produtivo para os parlamentares que integram a Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Participaram da agenda nesta quarta-feira, 3, os deputados estaduais Cadmiel Bomfim, Daniel Zen, Marcus Cavalcante, Gerlen Diniz, o presidente da Comissão, Roberto Duarte, além de técnicos da Aleac.

A primeira agenda do dia foi no Hospital Geral Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá. Na oportunidade, a gerente geral Laura Pontes coordenou uma visita para os parlamentares conhecerem a infraestrutura do local e apresentou os protocolos utilizados para o tratamento contra a Covid-19.

“Visitamos todo o Hospital de Tarauacá e detectamos que estão divulgando muita fakenews no que diz respeito a falta de oxigênio. Hoje, o Hospital possui 33 cilindros de oxigênio. Um paciente com Covid-19 utiliza 2 cilindros por dia. Então, o que tem é suficiente. Mas, a situação pode melhorar. A recarga é feita por Rio Branco. Por isso, faz-se necessário instalar uma usina de oxigênio no hospital de Tarauacá, pois o transporte requer muito cuidado. Nossas estradas são cheias de buracos e isso compromete os cilindros, podendo, inclusive, explodir”, detalhou o deputado estadual Daniel Zen.

A outras agendas do dia foram no Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima, e na Unidade Mista de Saúde, em Rodrigues Alves. “Por onde passamos, registramos um esforço muito grande dos profissonais da área da saúde no combate ao coronavírus. Há falta de médicos, enfermeiros, aparelhos. Tudo isto estará no nosso relatório que apresentaremos ao Governo do Acre e às Prefeituras dos municípios que estamos viistando para reivindicar melhorias e esclarecer algumas situações de notícias falsas”, explicou Roberto Duarte – presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19

Amanhã, a comitiva visitará o Hospital e unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul e de Feijó.

(Da assessoria)

Assuntos desta notícia