18 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

ARTIGO – O recrudescer da fome

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
10/04/2021 - 05:16
ARTIGO - O recrudescer da fome
Manda no zap!CompartilharTuitar

Sob os efeitos dessa tragédia de nome COVID-19 a fome no Brasil recrudesceu, alargou-se de tal maneira que já somos 19 milhões de famintos. É fome mesmo.

A fome é, por décadas, uma parceira da gente brasileira e, dizem os especialistas no assunto, se não houver uma inversão de valores, se não se instaurar uma economia submetida à política e uma política orientada pela ética inspirada numa solidariedade básica não haverá possibilidade de solução para e subnutrição deste país. Alias, 55%  do povo brasileiro é subnutrido. É só olhar a estatística desta semana que findou.

Nesse caso, estamos falando de fatores vitais no debelar da fome: solidariedade; desigualdades e; políticas públicas.

No campo da solidariedade, estou entre aqueles que crêem que a sociedade, da qual faz parte toda coletividade, tem parcela de culpa no grande tributo da desgraça social em que estão metidos milhares de famílias, constituídas de pais desempregados e filhos, na maioria crianças e adolescentes, porquanto com fome, corrompidas por toda sorte de perversões. Provavelmente aí esteja a raiz da corrupção da raça humana. A maioria se corrompe porque está com fome; diferente de grande parte dos que detém o poder, que são corruptos por cavalar ganância.

Por outro lado, desculpem o cacoete de linguagem, o  Brasil é um campeão mundial de desigualdades sociais. Alguém pode dizer que essa “desigualdade esmagadora” é a realidade da história da humanidade, com tendência a se perpetuar, pois que chegou até aqui debaixo do grande dilema, o dilema do paradoxo humano da convivência dos dominadores, ricos e poderosos, com os dominados, pobres e miseráveis, e das diferenças entre países de primeiro mundo com países emergentes do terceiro mundo.

Essa é uma verdade inegável, pois o conceito de desigualdade ou estratificação social indica que os homens estão colocados  em posições diferentes no que respeita ao acesso  aos bens sociais a que todos, em geral, aspiram, mas cuja disponibilidade é escassa.

No quesito das políticas públicas, neste país de dimensões continentais, é necessário fazer mais do que vir a público repetir enfadonhamente: “vamos retomar o crescimento!” Uma bazófia ou mesmice que os políticos, notadamente do Congresso Nacional, vivem  a reverberar como  se o povo fosse totalmente idiota. É certo que grande parte da nação está idiotizada, produto de culturas que na melhor expressão do termo, poderiam ser taxadas de “escrotas”. O Big Brother é um campeão dessa “escrotice”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A nossa gente precisa, como nação, da parte dos que dirigem este país, muito mais do que quimeras ou promessas descabidas, de atitudes sérias na condução da coisa pública. Estamos cansados de discursos “politicamente corretos”, mesmo porque todo discurso politicamente correto é fascista. Porquanto, é notório e público, que o combate à fome e a miséria não se fará com discursos falaciosos e, muito menos, com ações sociais assistencialistas. Mas, com medidas enérgicas no campo da economia.

ARTIGO - O recrudescer da fome

“A maioria se corrompe porque está com fome; diferente de grande parte dos que detém o poder, que são corruptos por cavalar ganância.”


Francisco Assis dos Santos é teólogo e humanista.

E-mail: [email protected]

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Índice de confiança dos pequenos negócios despenca e atinge patamar da recessão de 2014

Próxima Notícia

Coluna Giuliana Evangelista – 10/04/2021

Mais Notícias

Foto: Reprodução
1º destaque

Secretaria de Educação convoca aprovados para contratação imediata em dois editais; veja

18/09/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
POLÍTICA

Quaest: Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026

18/09/2025
Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE
Geral

Governo convoca professores aprovados em seletivo para entrega de documentos; veja nomes

18/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
Geral

Inmet emite novo aviso de temporais com ventos de até 60 km/h para o Acre

18/09/2025
Foto: Ascom/Sefaz
5º destaque

Nota Premiada divulga ganhadores do 11º sorteio; veja como consultar bilhetes premiados

18/09/2025
Foto: Assessoria
6º destaque

Mais de 5 mil são esperados na última noite do Cerco de Jericó, no Ginásio do Sesc Bosque

18/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Coluna Giuliana Evangelista – 10/04/2021

Coluna Giuliana Evangelista – 10/04/2021

Policia Civil cumpre 17 mandados e prende sete pessoas em Senador Guiomard

Polícia Civil cumpre 17 mandados e prende sete suspeitos de torturar e matar mulher no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre