Coluna Luiz Theodoro – 14/04/2021

Omissos

Com o aumento do número de infectados e a falta de leitos nas unidades hospitalares, os nossos deputados federais e senadores estão omissos em exigir do Ministério da Saúde e do governo Bolsonaro que enviem um número maior de doses da vacina contra o coronavírus.

A Escolhida

Ex-prefeita Socorro Neri será convidada pelo PSB para disputar o Senado da República pela sigla.

A lista

Se aceitar, Socorro Neri disputará o posto com Mailza Gomes, Márcia Bittar, Flaviano Melo, Jéssica Sales, Sanderson Moura, Alan Rick, e Jorge Viana. Esses são nomes postos até para a corrida do próximo ano.

Lua cinza

Depois de brilhar na mídia nacional como o relator do orçamento, o senador Márcio Bittar enfrenta duras críticas de todos os partidos sobre a distribuição de verbas e cortes orçamentários para todos os ministérios.

Briga na segurança

Não convidem para a mesma mesa o secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar, e os oficiais da PM.

Banho Maria

A CPI da Covid no Senado pode sofrer uma ofensiva da base governista com obstruções regimentais, assinaturas em uma CPI alternativa e pressão para que não sejam indicados membros por parte dos partidos. O processo começa com a leitura do requerimento pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas deve sofrer pressão de líderes do governo e de bancadas aliadas.

O culpado

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara, entende que a tentativa de Bolsonaro de fazer uso político das Forças Armadas é mais um motivo para ele sofrer processo de impeachment, além dos inúmeros crimes de responsabilidade cometidos pela inação no combate à pandemia. Já são quase 100 pedidos de impedimento contra ele na Câmara. “Se o Congresso não propuser sua saída, será cúmplice da desgraça que se abate sobre Brasil”, disse o deputado,

Farra na caserna I

Enquanto milhares de brasileiros passam fome por causa da pandemia, militares são tratados a pão de ló nas casernas do militarista Bolsonaro. No ano passado, o governo comprou para as várias unidades das Forças Armadas nada menos do que um milhão de quilos de filet mignon, 700 mil quilos de picanha, 438 mil quilos de salmão, 148 mil quilos de lombo de bacalhau e 80 mil cervejas. Esses dados foram revelados pelo deputado Elias Vaz, da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Deputados do PSB querem que a PGR investigue a mordomia. O novo ministro da Defesa, Braga Netto, terá que ir à Câmara no próximo dia 28 para explicar a gastança. Começa mal.

Farra na caserna II

O deputado considera que esse tipo de cardápio “está muito distante da realidade da maioria dos brasileiros” e quer uma apuração rigorosa sobre as compras. Descobriu que há também indícios de superfaturamento de 60% na compra da picanha, adquirida por R$ 84 o kg e da alcatra, comprada por R$ 82 o kg.

Marina fala I

Isolada em sua casa em Rio Branco desde março do ano passado por causa da pandemia, a ex-senadora Marina Silva quebrou o silêncio e disse estar apreensiva com a falta de ação do governo no combate à Covid. “Bolsonaro é o pior dos piores de toda a história do Brasil”, tanto para a saúde, como para a economia, educação e meio ambiente.

Marina fala II

Ao comentar a intervenção do presidente nas Forças Armadas, a ex-senadora afirmou que “Bolsonaro sempre deixou claro ao longo de sua vida pública ser golpista. Defende torturadores e sempre quis passar por cima do Congresso e do STF. Não é novidade que esteja criando condições para o golpe”. Marina ainda não decidiu se será candidata em 2022.

Tal qual

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já saiu há 15 dias, mas o efeito de sua técnica em “logística” continua. Em março, o ministério prometeu entregar 46 milhões de doses e só distribuiu 20 milhões. Em abril, a promessa era entregar 47 milhões e Queiroga diz que só vai ter 25 milhões.

A vacina

A eficácia da CoronaVac, principal vacina utilizada hoje no Brasil, pode ser maior se o intervalo entre as duas doses for superior a 21 dias. A informação faz parte dos dados completos dos ensaios clínicos feitos no país. Os dados principais sobre a eficácia da CoronaVac já tinham sido anunciados em coletiva de imprensa do Instituto Butantan —fabricante da CoronaVac no Brasil— e do governo do Estado de São Paulo.


Minha querida amiga Aquino celebrando a idade nova da filha Anne Caroline Ferreira, no Via Park. Parabéns!!!

Linda de viver, Joyce Bender comemora idade nova na intimidade da família.

Chiquinho e Rosimeire Maia paparicando o neto Edi Vicente.

A coluna envia os parabéns para Faye Salvatierra pelo seu aniversário.

Marcio Oliveira comemorou idade nova no dia 11 e recebeu o carinha da família e dos amigos. Parabéns!!!

Recordar e viver! Zinha Ruela, Geny Abrahão, Saulo Abrahão e Gracinha Ruela nos salões da sociedade.

A expert e style Drica Ribeiro está inovando mais uma vez com toucas diferenciadas e personalizadas para os mais variados ramos de profissionais, por exemplo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, chefs de cozinha, terapeutas, entre outras. Ligue e veja as opções disponíveis. Tel.: (68) 9 9983-7675.

Assuntos desta notícia