X

ARTIGO – “O inferno são os outros!”

Muitas são as interpretações da frase: ‘O INFERNO SÃO OS OUTROS”, de Jean Paul SARTRE (1905-1980). Particularmente, gosto desta: É o ser para os outros, o eu objeto. É a vergonha  de ser olhado, pois “o olhar alheio me fixa e me paralisa”..É a sensação de culpa, por não ter cometido algo errado, mas por ser  um objeto em meio às outras coisas.

Essa máxima é, na essência, a síndrome de Adão e Eva: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” Disse Adão. Por outro lado, Eva, na sua autodefesa, indefensável, abriu à boca: “A serpente me enganou, e eu comi.” Então, sobrou para a serpente! Que, portanto, se tornou maldita!

De lá até aqui, e daqui por diante, o homem continuará transferindo suas culpas ao outro, afinal “o inferno são os outros”! É assim, nas mais simples relações passionais e de cumplicidade, até os grandes e conglomerados sociais. A falácia é a mesma!

Por quê? Porque o homem é, naturalmente, constituído de um espírito hedonista, que o leva a omitir a verdade, para não dizer mentir. O homem, pode  dizer a verdade, dos fatos, mas prefere  mentir! Esse fantástico mundo da mentira se alarga de forma sem medida em todos os segmentos sociais. Basta ver o sucesso  dos programas de  televisão fabricados para imbecilizar; dos pregadores do “evangelho” que oferecem o paraíso sem falar das agruras da cruz.

Parece que o  mundo de hoje é o mundo dos velhacos, dos trapaceiros, dos charlatões, infiltrados em todos os segmentos da sociedade. Deste modo, estamos todos privados de fim, de unidade e de verdade. O mundo parece sem valor.  Refém dum sistema sem valor e cada vez mais distante dos  princípios e leis da lógica, como arte do pensar, que mostra que a moral visa à edificação de um “reino dos fins.”  Mundo em que a vontade legisladora de um “reino dos fins” infelizmente sucumbe diante da desonestidade dos que “edificam” na construção de um “reino dos meios”. Mundo, em que os governantes não são autocríticos. A culpa é sempre do outro.

Essa mania “perversa” de transferir, ao outro, as causas das misérias humanas, é o que faz suscitar, no seio da sociedade as rivalidades, lutas e discussões inúteis, a corrupção, a pobreza, a tirania, as guerras e porfias de toda ordem. Como sair desse estado totalmente insuportável? Como os homens podem sair desse círculo vicioso de luta, inimizade, ódio e suspeita?

Por outro lado, atualmente, o homem se orgulha em “confiar” ou depositar suas esperanças no “outro”. Novidade esta  tanto mais clara se considerarmos o fato de que este homem (povo) confia totalmente sua vida ao poder público, ao Estado. Ao mesmo tempo, transfere suas angústias e sofrimentos ao mesmo Estado. Nesse caso, os governantes são o próprio inferno, porquanto, o inferno são os outros!


“Mundo, em que os governantes não são autocríticos. A culpa é sempre do outro”

 

Francisco Assis dos Santos é humanista

E-mail: assisprof@yahoo.com.br

 

A Gazeta do Acre: