A baixa umidade do ar – trazida pela última onda de frio polar – deixa o tempo bom e seco, sem chuvas, porém com os dias quentes e ensolarados no Acre. Estas condições meteorológicas deverão permanecer até o próximo sábado (29).
No domingo (30), o calor fica abafado devido à aproximação de mais uma frente fria – a décima quinta desta ano -, que deverá provocar chuvas na maior parte do estado, inclusive, em Rio Branco, podendo ser fortes em alguns pontos, mas de forma passageira. Deverá chover, também, na próxima segunda-feira, quando uma nova onda de frio polar começará a penetrar no leste e no sul acreano.
A partir desta quinta-feira, mas, principalmente, na sexta-feira e no sábado, ocorrerão, nas regiões acreanas de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia, ventos intensos da direção noroeste, com fortes rajadas, devido à formação de um centro de baixíssima pressão atmosférica na Argentina.
As temperaturas máximas, até domingo, deverão oscilar entre 32 e 35ºC, na maioria dos municípios do Acre, podendo estabelecer novos recordes de calor deste ano.
A última onda de frio polar, que começou a chegar no domingo não estabeleceu, no Acre, novos recordes de frio de 2021. A menor temperatura registrada foi 16,5ºC, em Rio Branco, na estação do aeroporto da cidade.
Assim, o recorde do ano, até o momento, permanece em 16,4ºC, ocorrido, em Rio Branco, no último dia 8 de maio. (O tempo aqui)