Pular para o conteúdo

GPT realiza II Semana de Teatro

 

Dando continuidade às comemorações de seus 30 anos de fundação, o Grupo do Palhaço Tenorino – Teatro GPT, realizará, de 7 a 12 de junho, uma série de atividades culturais, que fazem parte da II Semana GPT de Teatro. 



O grupo realizou as primeiras atividades da II Semana em março de 2021, com três apresentações teatrais no Parque de Exposição, atendendo às famílias desabrigadas pela cheia do rio Acre e de igarapés de Rio Branco, que causou grande transtornos e desalojou muitas pessoas.

Agora, retomando as ações, o GPT traz uma programação especial, pensada carinhosamente para o público neste momento em que a pandemia da Covid-19 ainda se encontra em estado de alerta, exigindo atenção da população.

“Com muita responsabilidade, o GPT comemora seus 30 anos, em um clima de alegria e reflexão. Alegria, porque se manter atuante por tanto tempo no cenário cultural acreano não é fácil, e reflexão, pensando o importante papel que a arte desempenha na vida das pessoas, especialmente nesse momento de crise sanitária, política e econômica em que nos encontramos. ”, comenta Dinho Gonçalves, um dos fundadores do grupo.

A programação inclui sete apresentações teatrais, tanto de espetáculos já tradicionais no repertório do grupo, como “A Menina e o Palhaço”, de Marilia Bomfim e Dinho Gonçalves, como novos espetáculos teatrais resultantes do Curso “Montagem para Atores Encenadores”, ministrado recentemente pela atriz e diretora Marilia Bomfim e financiado pela Fundação Elias Mansour (FEM). Ao final de cada espetáculo, serão realizados bate-papos, momento em que o público poderá expor suas impressões e sentimentos em relação ao trabalho artístico. Ao longo de sua trajetória, o GPT vem investindo em formação, tanto dos seus integrantes, como do público. Por isso, além do bate-papo, a programação oferece a “Oficina de Teatro para Iniciantes”, que acontecerá na Livraria Paim.

Outra atividade marcante da II Semana GPT de Teatro é o lançamento do Portifólio do grupo, que retrata sua trajetória através dos 15 espetáculos já montados e circulados, tanto no Acre, como em outros estados brasileiros.

“O Portifólio é a realização de mais um sonho. Nele, rememoramos grandes momentos e conquistas do GPT desde a década de 1990, quando ainda jovens, começamos a fazer teatro com o intuito de intervir na realidade em que vivíamos. Ao longo de 30 anos, em uma trajetória de muita luta para nos mantermos vivos, atuantes e resistentes, é uma alegria ver que todo o nosso esforço e dedicação valeram a pena e que o público pode apreciar os resultados desse trabalho, através dos espetáculos que circularam não apenas nos teatros, mas em comunidades, vilas, praças e ruas, do Acre e do Brasil, levando arte a quem muitas vezes não tem a oportunidade”, comenta Marilia Bomfim, atriz, diretora e atual presidente do GPT.
A II Semana GPT de Teatro é financiada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através do Edital de Arte e Patrimônio 2020 / FEM / Lei Aldir Blanc, disponibilizado pela FEM, e seguirá todas as normas sanitárias para a prevenção do contágio da Covid-19.

Para mais informações sobre a programação, bem como para garantir uma das 40 vagas por apresentação, o contato é 68-99975-5044 (WhatsApp)

PROGRAMAÇÃO

Dia 07 – SEGUNDA-FEIRA
18h / Livraria Paim:
Abertura do projeto
Lançamento do Portfólio GPT – 30 Anos de Teatro;
Apresentação da peça O Livro da Alegria – Teatro GPT
Início da Oficina de Teatro para Iniciantes

Dia 08 – TERÇA-FEIRA
9h / Biblioteca Municipal de Rio Branco/ Centro de Multimeios da SEME:
Apresentações das peças de teatro FILHAS DA INJUSTIÇA – de Socorro Paiva e SOLO FÉRTIL – de Fabrícia Freire.
18h / Livraria Paim:
Oficina de Teatro para Iniciantes

Dia 09 – QUARTA-FEIRA
18h / Livraria Paim:
Oficina de Teatro para Iniciantes
Apresentação da peça “AS CONFIADAS”, de Marilia Bomfim

Dia 10 – QUINTA-FEIRA
9h / Biblioteca Municipal de Rio Branco/Centro de Multimeios da SEME:
Apresentações das peças: LEPRAS – Com Dinho Gonçalves e GOS”TOSA” – Com Sandréia Souza
18h / Livraria Paim:
Debate sobre Teatro de Grupo no Acre
Oficina de Teatro para Iniciantes

Dia 11 – SEXTA-FEIRA
18h / Livraria Paim:
Apresentação da peça PALHAÇO MICROBINHO EM FAMÍLIA – de Rogério Barcellos.
Encerramento da Oficina de Teatro para Iniciantes

Dia 12 – SÁBADO
9h / Livraria Paim: apresentação da peça A MENINA E O PALHAÇO
Encerramento do projeto.

ATENÇÃO:
 Obrigatório o uso de máscara, álcool 70% e distanciamento;
 Serão aceitos 40 espectadores por apresentação. Agendar presença pelo WhatsApp 6899975-5044
 Haverá debate após as apresentações teatrais;
 Todas as ações serão gratuitas.

(Assessoria)

error: Conteúdo protegido!!!