Portadores de transtornos mentais crônicos, como esquizofrenia, bipolaridade e transtorno depressivo recorrente, já podem ser vacinadas contra o coronavírus, nesta quarta etapa da vacinação em Rio Branco. A informação é do secretário municipal de Saúde, Frank Lima, que reforça a necessidade da apresentação de laudo ou relatório médico, conforme preconizado no protocolo do Ministério da Saúde.
De posse do documento, os pacientes devem se dirigir a uma das unidades de Saúde da Capital para serem registrados no grupo de comorbidades e, em seguida, direcionados para vacinação.
Frank Lima destaca que a secretaria vem atuando “com firmeza”, no sentido de garantir a vacina para quem, de fato, tem direito à vacinação prioritária.
O secretário reforça ainda a necessidade da manutenção dos cuidados de prevenção, visto que, apesar do “relaxamento” do decreto para a fase amarela, o vírus continua circulando.
“Evitar a terceira onda do Covid depende muito mais da atitude das pessoas. Então, continue lavando as mãos, usando álcool em gel e mantendo o distanciamento social, inclusive nesses próximos dias de feriado prolongado”, alerta o secretário.
Confira nas tabelas abaixo a lista dos transtornos que entram no grupo de comorbidades: