O detento Waldecir Silva do Carmo foi morto por um parceiro de cela na Unidade Penitenciária do Quinari, localizada no município de Senador Guiomard, na tarde dessa segunda-feira, dia 7.
Segundo o diretor do Iapen, Arlenilson Cunha, o crime ocorreu por volta das 15h40, durante uma briga entre os dois presos que dividiam cela e já cumpriam isolamento cautelar por desobediência. Segundo relato do acusado pelo crime, a morte ocorreu por estrangulamento com um lençol.
Foi acionado o IML para perícia no local e o Iapen vem adotando todas as medidas de apoio à família da vítima, conforme previsto em lei.
Em nota, o Iapen destacou que, de acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 190 dias não se registrava morte no Sistema Prisional do Acre. O Iapen informa também que a Unidade Penitenciária do Quinari funciona dentro da capacidade, não havendo lotação, e que acompanhará toda a investigação necessária para a devida elucidação do crime.