Pular para o conteúdo
POLÊMICA

Gil do Vigor critica governo por descaso com a ciência: ‘Capítulo infeliz’

O ex-BBB e economista de Globo, Gil do Vigor, fez algumas criticas ao governo brasileiro depois que o servidor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos) teve uma falha que ocasionou um ‘apagão’ na Plataforma Lattes.

Em seu perfil no Twitter, Gilberto comentou como se posicionou a favor da Ciência e dos pesquisadores enquanto ainda estava dentro do BBB 21. O economista afirmou que essa situação marca mais um “capítulo infeliz” e ainda aumentou o descaso do governo com a área.

“Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz! O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos”, escreveu em sua conta oficial no Twitter.

“Infelizmente, pode ter sido perdido o trabalho de professores, alunos e pesquisadores, pois, não havia sequer um backup mínimo no servidor da plataforma Lattes”, Gil continuou explicando. “É grave. É retrocesso. Estamos falando do trabalho árduo de milhares de brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento”, finalizou o pernambucano.

O ocorrido na base de pesquisas causou com que ela saísse do ar desde o fim de semana. Isso fez com que pesquisadores e professores de todo o país não conseguissem acesso às informações e aos trabalhos desenvolvidos. A CNPq já vem sofrendo ataques do governo há algum tempo, e no ano passado teve sua verba reduzida.