X

Empresária acreana comemora participação do filho no Mestre do Sabor

Nádia Jarude e o filho Diogo Sabião compartilham amor pela culinária. (Foto: Arquivo pessoal)

“Para mim, ele já foi vitorioso só por chegar alí”, declara Nádia Jarude sobre a participação do filho Diogo Sabião no programa “Mestre do Sabor”, da Rede Globo. Nascido em Vilhena (RO), mas sempre em contato com o Acre, o chef formado na Argentina foi eliminado da competição na última quinta-feira, 8, mas o clima é de comemoração na família.

Diogo Sabião, 37 anos, foi um dos 18 participantes da terceira temporada do reality e seu desempenho o levou até a disputa das vagas da semifinal. No ar desde maio deste ano, a terceira temporada do “Mestre do Sabor” é uma competição culinária comandada pelo chef  Claude Troisgros, com episódios novos toda quinta-feira. 

Diogo é formado em gastronomia na Argentina.

Quem não perdeu nenhum episódio foi a mãe, que é acreana, empresária, cozinheira e comanda um restaurante árabe em Rio Branco.  “Acompanhei todos os episódios, não perdi nenhum, lógico! O programa foi só satisfação, para mim ele foi incrível. Ele só me falou coisas maravilhosas, pois abriu um leque de possibilidades profissionais, fez amigos e está podendo divulgar nossa região”, comemora Nádia que passou alguns dias com o filho nesta semana, em São Paulo. Por conta de contrato de exclusividade, Diogo não pôde nos conceder entrevista.

Nádia conta que Diogo nasceu em Rondônia, mas chegou a viver parte da pré-adolescência em Rio Branco. A relação com a cozinha é herança da família, ver a mãe e a avó com a “mão na massa”, sempre fez parte da vida de Diogo. “Desde quando ele nasceu que a gente lidava com restaurantes, crescemos com referências em casa”, comenta Nádia.

Para além da relação de mãe e filho, a culinária também fez Nádia e Diogo virarem parceiros de trabalho em alguns momentos, com a abertura do Restaurante Jarude e da confeitaria Doce Recoleta, por exemplo.

Neto de libaneses, o chef aposta hoje nas suas raízes (amazônica e árabe) e no afeto para desenvolver os trabalhos atuais. O próximo projeto será um curso de culinária árabe inspirado nas tradições da família, mas que também deve ajudar os clientes a descomplicar o momento da cozinha.

Outro trabalho que o cozinheiro desenvolve é o “Niá Amazônia”, que consiste em proporcionar momentos gastronômicos na casa dos clientes, valorizando os ingredientes da região Norte. Mesclando técnicas da cozinha contemporânea com elementos regionais, Diogo têm viajado o país com o projeto.

Ainda cumprindo compromissos ligados ao programa, Nádia nos informou que o cozinheiro deve visitar o Acre em breve. “Ele tem entrevista na segunda feira, no programa da Ana Maria Braga, e está numa correria, mas muito emocionado”, declara a mãe.

Diogo se machucou durante prova e perdeu cinco minutos na cozinha.

Eliminação de Diogo

Durante a última participação de Diogo no “Mestre do Sabor”, o cozinheiro perdeu cinco minutos ao se machucar enquanto preparava os pratos da primeira prova. O participante cortou os dedos quando foi limpar uma das facas e com o sangramento foi preciso fazer um curativo para que ele continuasse a prova. 

“É muito raro eu me cortar trabalhando, sou sempre bem cuidadoso. Só que fui limpar a faca. O corte foi bem superficial, mas sangrou muito. Estava preocupado em ter que parar e me desestabilizou bastante”, ele comentou durante o programa.

Diogo disputou as vagas da semifinal com mais sete chefs e na primeira prova preparou um steak tartare em massa de pastel, um bolinho de panceta com mandioquinha e um mexilhão com creme de castanha. O nortista não ficou entre os três primeiros selecionados e seguiu para a prova eliminatória: 70 minutos para preparar um prato “em miniatura com riqueza de detalhes”.

O chef rondoniense preparou um capeletti de cavaquinha com água de shimeji, água de tomate e bottarga, mas que acabou gerando conflito de opiniões entre os jurados, findando na sua eliminação. Diogo se emocionou e comemorou “Quis fazer um bom trabalho para levar para minha terra, espero ter conseguido. Foi incrível representar meu estado. Estou emocionado, mas é de felicidade”, declarou o chef na sua última fala no programa. Vale ressaltar que entre os 18 competidores, somente três eram da região Norte, e Diogo foi o que chegou mais longe na competição.

Prato “Paella Amazônica”, criado pelo chefe rondoniense. Um dos pratos do projeto Niá Amazônia (@niaamazonia)
A Gazeta do Acre: