Pular para o conteúdo
em Rio Branco

Prefeitura aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes

Embora o Plano Nacional da Vacinação não preveja a vacinação de menores de 18 anos, muitos Estados já traçaram planos de imunização com foco em adolescentes entre 12 e 17 anos

Embora o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 não preveja a vacinação de menores de 18 anos, muitos Estados já traçaram planos de imunização com foco em adolescentes entre 12 e 17 anos. Em Rio Branco, a prefeitura informou que continuará com a vacinação com foco nos jovens de 18 anos ou mais, até que o Ministério da Saúde informe se permitirá ou não a imunização do público com idade inferior a 18 anos.

Conforme o Plano Nacional de Vacinação, “as vacinas Covid-19 não estão indicadas para essa faixa etária [menores de 18 anos], e indivíduos que forem inadvertidamente vacinados deverão ter seus esquemas encerrados sem que sejam administradas doses adicionais”.

“A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com o sistema pronto para executar qualquer nota técnica que o Ministério da Saúde expedir para nós, mas dependemos primeiro da manifestação deles”, explicou o secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Frank Lima.

A vacinação em Rio Branco iniciou para o público de 18 anos ou mais na última segunda-feira, 26, e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a capital acreana é vacinar 70% da população rio-branquense a partir dos 18 anos, o que corresponde a 284 mil pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco informou que, até esta terça-feira, 27, 174.517 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, representando 61% da meta, enquanto 56.337 pessoas receberam a segunda dose, representando 19% da meta almejada.

Leia mais: Acre já aplicou quase meio milhão de doses de vacinas contra a Covid-19