21 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Audiência pública debate sobre o transporte público em Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/07/2021 - 09:59
Audiência pública debate sobre o transporte público em Rio Branco
Manda no zap!CompartilharTuitar
RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta quarta feira, 7, Audiência Pública online para debater sobre o transporte público na Capital acreana. O debate ocorre enquanto o Legislativo aguarda que seja protocolado pela prefeitura o projeto de lei que visa repassar recursos mensais a empresas de transporte coletivo em troca de redução de 50 centavos na tarifa de ônibus. O montante estipulado é de R$ 2 milhões.

Participaram da Audiência o Superintendente da RBtrans Anízio Cláudio Alcântara, o diretor de transporte também da RBTrans, Clendes Vilas Boas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Coletivos de Cargas Rodoviárias, Francisco Marinho, o presidente do bairro Santa Cecília, Delson Lima, o presidente da Empresa de Transporte Coletivo Auto Viação Floresta, Marcelo Cavalcante, além do presidente da empresa de transporte coletivo São Judas Tadeu, Aluizio Abade.

Em sua fala, a vereadora Lene Petecão (PSD) destacou a baixa qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte coletivo na capital acreana.

“O que vocês ofertam, infelizmente, é de péssima qualidade para a nossa cidade. Se eu fosse prefeita, eu não queria vocês prestando um serviço para a nossa população, mas nós temos que resolver agora o que está na ordem do dia, que é o transporte público. E nesse momento, eu parabenizo o presidente da RBTrans e alguns vereadores que estão discutindo isso incansavelmente e já compreenderam que nós não vamos botar dinheiro nessas empresas falidas que não têm compromisso social nem com a população e nem com a prefeitura”, disse.

Já o vereador Samir Bestene (PP), destacou que o projeto precisa ser bem analisado pelos vereadores.

“Vai chegar um projeto nesta casa, esta semana, para votação dos vereadores, um projeto que tem que ser bem analisado por todos, que já foi discutido, já foi mandado pelo Executivo um primeiro projeto que foi rejeitado, porque essa Casa entendeu que não atenderia os interesses da população, que é essa a real posição de todos nós vereadores e que esse projeto seja bem amarrado para que esses servidores que estão sem receber há meses seus salários consigam receber, o sindicato também consiga receber os seus repasses e que os serviços de transporte público na nossa cidade melhore!”.

O vereador do PSB, Adailton Cruz, declarou que não irá apoiar nenhum tipo de subsídio para as empresas. “O que vier pra cá para servir de apoio à população por melhorias nos serviços, seja melhorando a logística, seja melhorando a estrutura de fornecimento dos serviços de transporte (…) o que vier no sentido de melhorar isso, nós apoiaremos”, declarou.

Audiência pública debate sobre o transporte público em Rio Branco
Além dos vereadores, Audiência Pública conta com representantes das empresas de transporte coletivo e sindicato (Foto: Reprodução)

O que diz a RBTrans

De acordo com o superintendente da RBTrans, Anízio Cláudio Alcântara, “o objetivo [da proposta] é que esse dinheiro vá direto para o bolso dos trabalhadores do transporte coletivo com impacto no sistema por meio da redução de tarifa e a forma de entrar no bolso do trabalhador está sendo desenhado em conjunto com os vereadores, sindicato, Ministério Público (…)”. “Precisamos encontrar uma forma segura de fazer com que esse dinheiro possa chegar até os trabalhadores”, disse.

Ainda segundo o superintendente, a proposta visa corrigir o valor da tarifa, reduzindo o preço para o usuário.

“Não passa pela concepção da prefeitura colocar dinheiro em operadora nenhuma, agora a prefeitura tem projeto para a cidade, tem projeto para o sistema, um deles é reduzir a tarifa e a gente está aproveitando essa falha que está tendo no fluxo de pagamento dos funcionários em função da crise para pagar adiantado parte das gratuidades das pessoas que andam de ónibus. Então eu falei e repito: isso é verdade absoluta. É uma regra de três (…) a tarifa é o custo por quilômetro dividido pelo número de pessoas que usam o ônibus, e está se tirando dos usuários 50 centavos por cada vez que ela pega o ônibus, tá sendo pago adiantado para que ela pague assim pelos próximos oito meses”, disse Alcântara.

“Tarifa se reduz assim aliviando o usuario o que ele tá pagando sem dever pagar, e ele [o prefeito Tião Bocalom] tá numa proposta de adiantar alguns meses para fazer um volume que pague alguns meses de trabalho aos trabalhadores e esse projeto não vai chegar na Câmara com a fala de que vai melhorar o sistema, porque isso é um projeto a longo e médio prazo. Esse é para reduzir imediatamente a questão da tarifa e atender os trabalhadores, e como se daria isso? Vai um projeto para a Câmara que vai buscar abrir um espaço jurídico para a prefeitura assumir as gratuidades e a redução da tarifa se dá em outro fórum, pelo conselho tarifário”, esclareceu o superintendente da RBTrans, Anízio Cláudio Alcântara

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões

Próxima Notícia

Covid-19: saiba as doenças que podem surgir após a recuperação

Mais Notícias

Foto: Sérgio Vale
POLÍTICA

Deputado estadual Pedro Longo vai trocar o PDT pelo PSDB no ano que vem

11/08/2025
Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Geral

Governo brasileiro critica plano de expansão militar de Israel em Gaza

10/08/2025
Flavia Correia via ChatGPT/Olhar Digital
1º guia gazeta

“Arca de Noé” do futuro: viagem de 400 anos recomeçaria a humanidade em outro planeta

09/08/2025
Foto: © Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação
6º guia gazeta

Um ano depois de tragédia da Voepass, familiares inauguram memorial

09/08/2025
Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são expostos no estande do Iapen na Expoacre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Geral

Violões fabricados por detentos são vendidos na Expoacre

27/07/2025
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
POLÍTICA

Tarifaço dos EUA não é problema comercial, mas ação política de grupos extremistas, diz Jorge Viana

23/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Covid-19: saiba as doenças que podem surgir após a recuperação

Covid-19: saiba as doenças que podem surgir após a recuperação

Perito digital ensina a proteger seus dados em caso de perda ou roubo de celular

Perito digital ensina a proteger seus dados em caso de perda ou roubo de celular

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre