Cerca de 62 acreanos podem ter recebido a primeira dose da vacina contra o Covid-19 vencida (da AstraZeneca) , segundo dados da Folha de São Paulo, adquiridos nos registros oficias do Ministério da Saúde. Xapuri foi o município acreano com mais casos registrados, sendo a 67º cidade do país que teria aplicado vacinas vencidas, somando 51 pessoas.
Além de Xapuri, os dados apontam que o município de Senador Guiomard teve quatro vacinas vencidas aplicadas, duas em Acrelândia, duas em Rio Branco, uma em Epitaciolândia, uma em Cruzeiro do Sul e uma em Porto Walter.
Segundo a coordenadora estadual de imunizações, Renata Quiles, após a denúncia na reportagem todos os municípios envolvidos foram acionados para apurarem o caso. Na maioria das cidades foi constatada uma falha no momento de registrar a data das vacinações e não a aplicação de vacinas com validade expiradas. Ela explica que em alguns casos o próprio sistema inverteu os dias com os meses registrados.
Renata afirma ainda que o estado mandou todas as vacinas desde o início da campanha com prazo de validade apto para uso, mas não descarta a possibilidade de aplicações vencidas. A coordenação ainda aguarda pela apuração da cidade de Xapuri, que foi a mais afetada.
A pesquisa especifica oito lotes que originaram as vacinas vencidas, sendo que o último venceu em 4 de junho. Para conferir se você foi uma dessas pessoas, basta ir ao posto de saúde com sua carteira de vacinação ou conferir o lote e a data da vacina.
Confira os lotes e as datas de vencimento em cada município:
Lote: 4120Z001 (Vencimento – 29 de março)
Lote: 4120Z004 (Vencimento -13 de abril)
Lote: 4120Z005 (Vencimento -14 de abril)
Lote: CTMAV501 (Vencimento – 30 de abril)
Lote: CTMAV505 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: CTMAV506 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: CTMAV520 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: 4120Z025 (Vencimento – 4 de junho)
Caso a pessoa identifique algum erro, basta se dirigir a um ponto de vacinação para tomar uma “terceira” dose. No caso de vacinas vencidas não foi apontado nenhum efeito colateral, mas é como se a dose não houvesse efeito nenhum, nem de imunização.