Chegou a vez de pessoas com 20 anos ou mais tomarem a primeira dose de vacina contra Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco realiza hoje o primeiro dia de mutirão com foco nas pessoas com 20 anos ou mais. Um novo mutirão será realizado também no sábado, 24.
São disponibilizados oito pontos de imunização: Biblioteca da Floresta; Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde; Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), além de cinco unidades básicas de saúde.
Para se vacinar, é preciso ir a um dos pontos indicados abaixo munido de documento oficial com foto entre 8h e 16h:
- Biblioteca da Floresta
- Conjunto Habitacional Cidade do Povo
- Centro de Convenções da Ufac
- Urap Claudia Vitorino
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Vila Ivonete
- Urap Roney Meireles
- Urap Hidalgo de Lima
Já das 8h às 22h, a população também pode buscar a Biblioteca Pública, localizada no centro de Rio Branco.
Avanço da imunização
A retomada da vacinação com a primeira dose foi possível após a chegada de um novo lote com cerca de 130 mil doses de imunizantes, que destinou 55.470 doses para Rio Branco na última quarta-feira, 21.
No Estado, a meta é alcançar 80% da população com a primeira dose, sendo que a estimativa do público geral a ser vacinado no Acre é de 581.615 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até o momento, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre, o estado recebeu 503.479 imunizantes para aplicação de primeira dose e 187.400 para administração de segunda dose que, com esta última pauta de distribuição, deve alcançar cerca de 30% da população com esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses, incluindo aqueles que receberam a vacina Janssen (dose única).
Dados do Ministério da Saúde apontam que, até a quarta-feira, 21, o Acre aplicou 333.591 primeiras doses e 113.683 segundas doses. Enquanto a capital deve alcançar o público de 18 anos até o final da próxima semana.