Como vimos na coluna anterior, a inflação está beirando os 10%, o que significa dizer que cada dia que passa se torna mais urgente investir pra garantir o poder de compra do seu dinheiro. Afinal, ninguém tá suportando o aumento generalizado dos preços. Tá tudo “pela hora da morte”. É ou não é?
E uma das coisas mais importantes para começar a investir, sem dúvidas, é abrir conta em uma corretora de valores ou banco digital, isso porque, são esses dois rapazinhos que irão te ajudar a escolher os produtos certos. Não é difícil entender o porquê. Imagina que você vai na loja X que produz e vende suas próprias roupas. Ela vai te oferecer os produtos da marca dela, certo?
Já se você vai em uma loja multimarcas, já sabe que vai encontrar produtos de inúmeras marcas e não só a da própria loja. Com os bancos tradicionais, é exatamente assim. Você vai no Banco do Brasil, ele te oferece prioritariamente os produtos do Banco do Brasil, na Caixa a mesma coisa, e por aí vai. Já os bancos digitais e corretoras de valores, são como as lojas multimarcas, que te apresentam produtos de inúmeras empresas.
É exatamente por isso que é importante ter conta em pelo menos um deles. Quer saber quais bancos digitais eu uso?
Bom, justamente pra te ajudar por aqui, eu tenho umas 8 contas (risos), orque preciso entender as vantagens de cada um deles, mas você não precisa ter tudo isso, pois esta coluna já separou os melhores bancos digitais e corretoras pra você.
O melhor, na minha humilde opinião, é o Banco Inter. Isso porque ele já tem dentro do próprio aplicativo absolutamente tudo o que você precisa para investir. Desde os produtos com muitas informações, até conteúdo educativo, incluindo parcerias com lojas para você comprar ganhando uma parte do dinheiro de volta (cashback).
Embora o dinheiro que cai na sua conta Inter não tenha rendimento automático, você pode fazer uma aplicação manual em diversos produtos que rendem mais que a poupança, inclusive, eu tenho uma comunidade lá onde você pode investir em conjunto com a gente, garantindo de 0,2% até 4% a mais, do que se voc~e investisse sozinho. Bom demais, né?
Para abrir sua conta no Inter, basta clicar aqui.
Em segundo lugar, Nubank (desculpa Nu). Eu amo esse banco digital, mas o fato de ele não ter uma plataforma acoplada dentro do próprio app para investir me fez colocar ele em segundo lugar no ranking. Tudo bem que eles compraram uma corretora de valores recentemente, que agora passou de Easynvest para NuInvest, o que é já um grande avanço. Mas ainda são dois aplicativos, duas plataformas, duas contas. O mais legal do Nubank no meu ponto de vista é a transparência, fora que a opção de “guardar dinheiro” que ele tem é o máximo. É como se você abrisse um cofre dentro da própria conta pra esconder dinheiro e tirar a hora que quiser, ou com data programada.
Qual corretora ou banco digital você colocaria na terceira posição? Me conta no meu último post no instagram?
Vale lembrar que a conta do Nubank rende automaticamente mais que a poupança! Quer abrir uma conta? Basta clicar aqui.
É importante dizer que os bancos digitais também são regulamentados pelo Banco Central, assim como o seu bancão, então não precisa cair nessa de que não é seguro. Se tiver dúvidas, é só acessar o site do BC e tirar suas dúvidas!
Veja também: E agora, onde aplicar a reserva de emergência?