Pular para o conteúdo
saúde dos fios

14 Dicas de cuidados com os cabelos que você precisa seguir

Descubra abaixo como manter o cabelo bonito, brilhante e saudável, com 14 dicas de cuidados com o cabelo que você precisa seguir para conseguir isso

cabelo
(Foto: Vlada Karpovich/Pexels)

Ter uma rotina diária de cuidados com o cabelo é tão importante quanto sua rotina diária de cuidados da pele. Porém, cuidar não envolve apenas alguns produtos padrão para o cabelo, mas muitas outras coisas. Descubra abaixo como manter o cabelo bonito, brilhante e saudável, com 14 dicas de cuidados com o cabelo que você precisa seguir para conseguir isso.

Confira as dicas de cuidados com os cabelo

Dica 1: Lave o cabelo com água morna

Dicas de cuidados com o cabelo: lavando os fios

Você precisa ficar ciente do fato de que a água superaquecida irá literalmente tirar os óleos essenciais do seu cabelo, deixando-o seco e sem vida. Portanto, da próxima vez que você tomar banho, tente ajustar a temperatura de fervente para quente. Seu cabelo vai agradecer!

Dica 2: Escolha o shampoo e condicionador certo para o seu tipo de cabelo

Essa é uma das principais dicas de cuidados com o cabelo.

Existem vários tipos e marcas de shampoo e condicionador, mas certifique-se de escolher aquele que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo. Por exemplo, se você tem cabelo seco, compre um shampoo adequado para cabelos secos.

E verifique os ingredientes também. Muitos shampoos contêm aditivos que podem ser muito agressivos para o cabelo. Procure por aqueles que contenham ativos naturais, pois eles garantirão que seu cabelo permaneça macio e brilhante.

Dica 3: Massageie o couro cabeludo

Uma massagem calmante no couro cabeludo em intervalos de algumas noites ajudará a estimular os folículos capilares e a ajudar o fluxo sanguíneo na região para estimular o crescimento saudável.

Após um banho, massageie o cabelo molhado após desembaraçar.

Dica 4: Seque o cabelo suavemente

Evite torcer ou esfregar o cabelo com uma toalha para evitar danificar os fios. Em vez disso, seque o cabelo pressionando suavemente as mechas entre as dobras de uma toalha para remover o excesso de água.

Dica 5: Evite penteados apertados, como dreadlocks ou tranças

São penteados muito na moda que parecem ótimos, mas, infelizmente, não são tão bons para a condição do seu cabelo. Ambos os estilos puxam o cabelo com força, o que tensiona os folículos e os enfraquece ao longo do tempo. Isso resulta em queda de cabelo.

O truque é trançar o cabelo corretamente para que esse risco seja reduzido, mas, infelizmente, nem sempre é o caso. Se você corre o risco de danificar o cabelo, pense em ter outro estilo de cabelo.

Dica 6: Evite o uso excessivo de produtos para o cabelo

Produtos para o cabelo como géis, mousses e cores podem melhorar seu cabelo, mas o uso excessivo pode danificar os fios ou até mesmo causar queda.

Se forem usados ​​com muita frequência, podem se acumular no cabelo e causar seu enfraquecimento e quebra. Outros riscos incluem cabelo seco ou ‘pontas duplas’. O pior cenário é a queda de cabelo.

Monitore o uso desses produtos. Evite usá-los um ou dois dias por semana para dar uma folga ao cabelo. Isso também permitirá que seu cabelo se regenere.

Dica 7: Evite o calor excessivo no cabelo

Dicas de cuidados com o cabelo: mulher secando o cabelo

Outra dica de cuidados com o cabelo é evitar secadores, alisadores de cabelo e pinças de ondulação, pois podem ser bons a curto prazo, mas o uso prolongado pode ressecar o cabelo, causar pontas duplas e quebras.

Minimize este risco escolhendo uma configuração mais fria para o seu secador de cabelo ou use pinças de ondulação que não precisam de ser aquecidas.

Dica 8: Proteja o cabelo dos raios UV

O sol pode causar o desbotamento da cor, quebrar a haste do cabelo e também degradar a estrutura do cabelo. Nenhum produto para o cabelo pode protegê-lo completamente, mas os produtos com FPS podem te ajudar quando estiver se expondo ao sol.

Dica 9: Use um pente de dente largo no cabelo molhado

Dicas de cuidados com o cabelo: mulher penteando os fios

O cabelo molhado tende a quebrar mais facilmente do que o cabelo seco , por isso recomendamos que você use um pente de dente largo no cabelo úmido (em vez de uma escova) e também seja extremamente gentil ao fazê-lo.

Dica 10: Faça cortes regulares

Alguns podem achar que isso é contrário ao crescimento, mas aparar o cabelo elimina as pontas quebradiças e duplas que podem causar mais danos ao cabelo . Cortar os danos pela raiz manterá o seu cabelo mais saudável.

Dica 11: Faça um tratamento com hidratação

Dê ao seu cabelo um tratamento de hidratação uma vez por semana, pois isso irá prevenir o ressecamento, fortalecer os fios e fornecer nutrientes extras que promovem a saúde do cabelo.

Dica 12: Siga uma dieta saudável

Uma alimentação saudável garante que seu cabelo permaneça em boas condições. Frutas e vegetais frescos, grãos integrais, proteínas como peixe e frango e carne vermelha magra serão apreciados tanto pelo seu cabelo quanto pelo seu corpo.

E inclua bastante água em sua dieta. Beber de 6 a 8 copos de água por dia manterá sua pele e cabelo devidamente hidratados. E vai aumentar o potencial de crescimento de seus folículos.

Reduza a ingestão de alimentos gordurosos ou fritos, sal e açúcar.

Dica 13: Evite ou reduza fatores de estilo de vida prejudiciais

Estresse e tabagismo são fatores externos que podem ter um efeito negativo em seu cabelo. O estresse afeta o ciclo de crescimento do cabelo, fazendo com que os folículos fechem, o que impede o crescimento do cabelo.

Reduzir seus níveis de estresse irá beneficiar seu corpo e seu cabelo.

Fumar faz mal à saúde, mas também afeta o crescimento do cabelo. Ele restringe o fluxo sanguíneo (e a circulação) para os folículos capilares, o que afeta sua capacidade de crescer novos cabelos.

Dica 14: E, visite o dermatologista regularmente

Marque uma consulta com o dermatologista especialista em tricologia, ele é o profissional mais indicado para tratar quedas de cabelo, doenças do cabelo e do couro cabeludo.