Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Curso de biojoias para egressos do sistema prisional começa nesta semana

Curso de biojoias para egressos do sistema prisional começa nesta semana
Egressos e monitorados do sistema prisional e socioeducativo de Rio Branco terão a oportunidade fazer curso de produção de biojoias.(Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp)

Cerca de 72 pessoas são esperadas para o curso de confecção de biojoias lançado nesta semana para os egressos do sistema prisional de Rio Branco, no conjunto habitacional Cidade do Povo. A primeira turma começa nesta segunda-feira, 30, como 12 alunos. Ao todo, serão seis turmas com 20 horas de aula cada.

As matrículas começaram na última quarta-feira,24, após a realização de palestras motivacionais, na Escola de Gastronomia da Cidade do Povo, onde serão realizadas as aulas. O instrutor das oficinas, será o artesão Antônio Kleder Bezerra, que há 20 anos produz biojoias utilizando madeira de aproveitamento combinada com sementes e metais.

O público alvo deste projeto-piloto são egressos moradores do conjunto habitacional Cidade do Povo. Ao todo, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) detectou 90 presos monitorados e mais 20 egressos do sistema na região.

“É uma agenda que tem o cunho socializador e que quebra o ciclo vicioso do crime, contribuindo diretamente para a não reincidência das pessoas egressas do sistema. Certamente trará frutos e essa é nossa intenção em fomentar essa política de empreendedorismo, principalmente aos egressos que são pessoas que vivem em sistema de vulnerabilidade”, comenta o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.

Curso de biojoias para egressos do sistema prisional começa nesta semana
Presidente do Iapen acredita que curso deve combater os casos de reincidência ao crime (Foto: José Caminha/Secom)

A capacitação faz parte do projeto “Acre, Estado da Biojoia”, que está dentro do programa “Empreender para Crescer” da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet).

O projeto é da Seet, em parceria com o Sebrae, com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr (Ieptec) e com os Institutos Socioeducativo do Acre (ISE) e de Administração Penitenciária (Iapen).

Veja mais: Egressos dos sistemas prisional e socioeducativo serão capacitados em produção de biojoias

Sair da versão mobile