De acordo com a pesquisa Realtime Big Data, divulgada nesta terça-feira, 10, pela TV Gazeta, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) seria eleito para a única vaga ao Senado da República, em disputa nas próximas eleições. Ele aparece em primeiro lugar, com 21% das intenções de votos.
Ao site A Gazeta do Acre, Jorge Viana declarou que ainda não definiu se será candidato a senador ou a governador, nas próximas eleições. Na pesquisa, que também avaliou o melhor governador do Acre dos últimos 30 anos, ele apareceu em primeiro lugar com 39% da preferência do eleitor, seguido pelo atual governador Gladson Cameli, em segundo, com 21% da preferência.
“Primeiro, eu quero agradecer as manifestações que a pesquisa traz, independentemente de ser ao governo ou ao Senado. De fato, não tem definição ainda, mas eu estou sendo estimulado a ser candidato. As pessoas estão pedindo. Uma parte ao governo, outra parte ao Senado. Essa lembrança trazida pela pesquisa é muito gratificante. É muito gratificante estar sendo lembrado por quase 40% dos entrevistados por um trabalho que a gente fez. Como no futebol, a temporada ainda vai demorar para acabar, mas há um desejo manifestado pelas pessoas de que eu vá para a final, porém ainda tem muito jogo pela frente”, ponderou Viana.
Sem descartar que é candidato majoritário em 2022, Jorge Viana disse que será uma candidatura “na luta por dias melhores” e “não contra um ou outro, mas a favor de nos levar para um momento de prosperidade”.
“Estamos em um momento lamentável de crise sanitária provocada pela pandemia, de crise social e de crise econômica. Não tem empregos, não tem obras, não tem plano e com o aumento dos preços das coisas essenciais, como combustível, o gás, o arroz, o óleo, tem muitas famílias pedindo comida nas esquinas, nos supermercados. Estamos vivendo uma tragédia social e nessa situação crítica as pessoas estão lembrando do meu nome, porque, lá atrás, nós pegamos um estado numa situação crítica e com planejamento e trabalho trouxemos acolhida para as famílias, geramos emprego e melhores condições de vida.”, lembrou.
Com discurso de união pelo Acre, Jorge Viana reiterou que ainda tem tempo para se decidir. “Ainda estamos a 13 meses das eleições e estamos bem, mas só vou decidir depois de andar o Estado todo, várias vezes, e ouvir opiniões. Se é para o Governo ou para o Senado, será uma decisão com tranquilidade e serenidade, respeitando os outros. Mas, o que eu tenho é a esperança de nos unirmos por um Acre cada vez melhor para todos. Não tenho problema de disputar, seja Governo, seja Senado. Quando assumi, tanto num cargo, quanto no outro, honrei os mandatos e ser lembrado novamente é uma honra”, concluiu.
Leia mais: Gladson lidera disputa ao governo em 2022, com 62%; Jorge Viana é o preferido para o Senado