O turismo no Acre ganhou uma nova ferramenta para divulgar os atrativos do setor e contribuir na consolidação do Estado como destino turístico: o site Turismo no Acre.
Lançado oficialmente nesta semana, a plataforma visa fornecer ao turista informações completas sobre o que fazer no Acre, sua história, dicas para curtir a estadia da melhor forma possível, atrações locais, gastronomia, calendário de eventos, entre outros.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Turismo e empresário do setor, Rizomar Araújo, o site sempre foi uma das reivindicações do setor e servirá até mesmo para os próprios acreanos verem que, sim, existe turismo no Acre.
“O site contribuirá para a promoção do Acre como destino turístico consolidado, pois lá estão inseridas as informações de todas as agências de viagens, bares, restaurantes, atrativos turísticos, meios de hospedagens e todas as informações pertinentes ao Trade Turístico, pois a indústria do turismo é muito grande e envolve mais de 57 setores de trabalho da economia”, destaca Rizomar Araújo.
A secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, destacou: “Na Internet, era difícil encontrar informações do destino Acre. Nosso site vem para suprir a demanda e mostra nossos atrativos, gastronomia, meios de transporte, hospedagem, eventos, informações turísticas, artesanato, onde e como comprar, e mostra nossa história. É um site incrível, com todas as informações que o turista precisa”.
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus no Acre, os empresários do ramo de turismo também estão aumentando as expectativas de retomada da economia.
“O site irá nos ajudar a expor o Estado como destino turístico em feiras e eventos que já estão confirmados ainda neste ano, pois em uma rodada de negócios, podemos apresentar de forma mais prática e bem estruturada o que espera o turista ao decidir vir conhecer e vivenciar a nossa cultura, nossa gastronomia e nossas belezas da floresta que só existem aqui no Acre”, destacou Rizomar.
Turismo interno
Com a dificuldade em fazer viagens internacionais devido a pandemia, o turismo interno se tornou a principal opção dos brasileiros, portanto, o Acre se coloca como opção de turismo, principalmente cultural, seja para os próprios acreanos ou para turistas de outras partes do Brasil e mundo.
“Estamos em franco crescimento do turismo étnico, do turismo de vivência e do turismo interno, hoje o brasileiro não pode viajar para outros países e quer conhecer o que ainda não foi explorado pela grande massa turística, o Acre desperta curiosidade e agora o turista terá um site onde poderá buscar mais informações, que o ajudará a se programar para vir nos conhecer. Além disso, está crescendo muito a visita turistas internacionais, que estão muito interessados em vir conhecer nossa cultura e vivenciar está grande aventura: que é o Acre”, finalizou Rizomar.
O website já está no ar e é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), e o governo federal, através do Ministério do Turismo.