Pular para o conteúdo
Gente do Acre

‘Vão falar de você, fazendo certo ou errado’. O ‘segredo’ de Juh Vellegas, que conquistou quase 180 mil seguidores no Instagram

Fenômeno no marketing digital acreano, a influencer Juliana Vellegas é a prova de que a autenticidade faz a diferença nas redes sociais

Juh Vellegas em entrevista para A Gazeta do Acre (Foto: Daniel Scarcello)

“Não dá mais pra mim, eu vou tentar viver de Instagram!”. Foi o que a acreana, bacharel em Direito e, na época, empresária Juliana Vellegas disse ao marido, quando não aguentava mais trabalhar no empreendimento rentável (mas tradicional) da família, há quatro anos.  Atualmente, ela tem mais de 179 mil seguidores no Instagram; mais de um milhão no TikTok; possui contrato com mais de 20 lojas; faz várias propagandas de TV e vive do trabalho com marketing digital.

Com um timbre de voz inconfundível, gargalhada alta, carisma e muita simpatia, Juh Vellegas, como ficou conhecida, é a prova de que a autenticidade faz a diferença nas redes sociais. Valorizar sua essência foi algo que sempre a guiou, mesmo quando ela ainda não sabia exatamente o que queria… Mas, já sabia o que não queria.

Antes de se tornar influenciadora digital, quando trabalhava em um negócio próprio, uma loja de bolos de Rio Branco, ela conta que passava a maior parte do tempo trabalhando no balcão, e a interação com os clientes era o que mais gostava. Quando o negócio aumentou, teve que se “mudar” para um escritório, e o que seria o “dia de glória” para muitos virou um tormento para ela.

“Eu tinha que passar o dia todo no escritório, com computador, papel…Eu sou extremamente hiperativa, muito comunicativa… Aquilo foi me saturando eu fiquei: ‘o quê que eu vou fazer?’, porque não é isso que eu quero fazer. Pensa só: você ter esse pensamento, sendo que o negócio estava dando super certo! Foi a pior fase da minha vida, da descoberta”, recorda Juh.

Foi quando ela decidiu transformar o hobby de modelar para as lojas de roupa das amigas, que fazia de graça e pela amizade, em trabalho. Juh combinou com o marido que ia tentar a empreitada nas redes sociais, e assim começou, recebendo R$ 500 para divulgar uma loja por um mês.

“Se eu conseguir pagar meu salão, minhas coisinhas, tá tudo ótimo. E ele (meu marido) falou ‘tá bom! Vai, se é isso que você quer, tenta’. Mas, hoje, ele diz para mim que pensava: ‘Ah, daqui um mês ela vai voltar, chorando’, e eu não voltei até hoje!”, lembra, brincando.  E, desde então, a carreira de Juh no Instagram foi dando certo.

No início, com a gravidez da segunda filha, mostrar o processo do ganho e perda de peso atraiu muitos seguidores para seu perfil, e logo ela foi convidada para participar do arraial da influencer Thaynara OG. Em novembro de 2019, outro momento de “sorte”: teve um vídeo seu compartilhado no perfil do cantor Wesley Safadão, o que garantiu ainda mais destaque para seu trabalho.

Juh gostava de modelar para as amigas que tinham lojas de roupas. O hobby virou parte do trabalho. (Foto: Reprodução Instagram)

E se você perguntar: qual o segredo do sucesso dela? Talvez , a própria biografia do Instagram responda: “O perfil mais aleatório que você vai ver”.

“Eu sempre fui assim!”

Seja por suas escolhas incomuns, como a de abandonar um empreendimento de sucesso, ou pelo seu jeito “espalhafatoso”, como ela mesma descreve, Juh se destaca, sem dúvidas, pela personalidade. Questão que já lhe gerou problemas, conflitos internos, mas que, hoje em dia, ela reconhece que faz parte da sua essência, e não somente aceita, como assume. É com frequência que suas amigas ouvem de curiosos: “Ela é daquele jeito mesmo?”. E ela recorda:

“Essa questão da minha autenticidade, no começo, não foi muito boa, porque as pessoas não estavam acostumadas comigo. Eu sempre fui assim, desde pequena, falei muito alto, tenho essa entonação forte… Fui muito pra frente, gostava de  falar alto, de vestir roupas mais curtas, e isso incomoda, de algum jeito, as pessoas. Até entenderem que eu realmente sou desse jeito, acho que levou um tempo”, comenta a influencer.

Ela lembra que, na adolescência, chegou a ouvir a mãe de uma colega alertando sobre Juh não ser uma boa influência. “Já não falei para você não andar com essa menina?!”, lembra. “Isso assusta as pessoas, porque a gente quer ver o quê? Aquela esposa tranquila, aquela maravilhosa mãe que cozinha pros filhos (…), e eu não sou essa mãe, não sou essa esposa”, reflete.

Piadas de casal, rotina com os filhos e vida de casa também fazem parte do conteúdo de Juh Vellegas. (Foto: Reprodução Instagram)

Mesmo com as fases de rejeições, Juh garante que não tentou modificar seu jeito de ser, mas, sim, passou por diferentes momentos em seu Instagram. Em um período, a academia ganhou o foco, com mais fotos de biquíni e exibindo mais o corpo; em outra fase, ela esteve mais próxima da igreja e também trouxe este mundo para seus seguidores.

“Durante toda essa minha trajetória dos quatro anos, eu vejo que mudei muito, eu não sei explicar se foi por conta dos comentários, se foi porque eu quis modificar por mim mesma, mas foi acontecendo. Hoje, me sinto muito mais tranquila, muito desapegada com relação aos comentários. Mostro muito meu dia a dia… Sou a que sai com amigos no final de semana, mas que, na semana, tá correndo atrás de comprar cartolina pro filho, aí toma cerveja com a uma amiga, muito aleatório”, comenta.

Influencer passou por diferentes fases em seu Instagram. (Foto: Reprodução Instagram)

Mesmo lidando com julgamentos desde cedo, Juh confessa que, assim como todos famosos da internet, o julgamento em massa pode ser muito difícil de lidar. Em janeiro deste ano, ela e sua família foram diagnosticados com Covid-19, e a influencer chegou a pensar seriamente em abandonar o trabalho, pois uma comemoração para 15 pessoas em sua casa virou alvo de comentários.

“As pessoas me julgaram muito, não me deram um tempo para entender o que estava acontecendo e foi bem pesado, não desejo pra ninguém… Muita cobrança para um momento muito difícil”, relata.

Mas, para a felicidade dos seus quase 179 mil seguidores, Juh Vellegas continua firme e forte, seguindo sempre sua essência e, como ela diz, “aquele sentimento no fundo do coração”. Exemplo de humildade e autenticidade, ela deixa sua dica para quem quer seguir a carreira no meio digital.

“Primeira coisa é terapia; e a segunda coisa é: ‘não  importa o que as pessoas pensam de mim’. Você tem que ter uma mente firme e forte e saber ‘eu tô aqui para quê?’. É fazer o que você acha que é certo. Vão falar de você, fazendo certo ou errado. Gostou, tá gostado! Não gostou? Tá tudo bem! É sobre isso!”, brinca e ensina Juh.

A influencer comentou ainda sobre quando quase virou fisiculturista, sobre quando foi julgada por comer leite condensado e ainda sobre sua falta de organização nas redes! Quer saber? Confere a entrevista completa no vídeo abaixo.