O epidemiologista, Salman Zarka, considerado um dos maiores especialistas israelenses, anunciou em Tel Aviv, fim de semanu que o País irá se submeter a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Ele disse: “O SARS-CoV-2 está entre nós e continuará entre nós, devemos nos preparar para a administração de uma quarta dose. Essa será a nossa vida de agora em diante, viveremos em ondas”. Uma informação desanimadora para um País que serviu de laboratório mundial.
Em Israel, mais de dois milhões de cidadãos já receberam a terceira dose do soro milagroso com a mesma droga usada nas primeiras duas doses. A variante Delta é galopante no país e causou um aumento dramático nas infecções nos últimos dias, estabelecendo um novo recorde desde o início da pandemia. Nesse contexto, cerca de 90% dos novos pacientes que estão hospitalizados ou que morreram com a infecção foram vacinados com as duas doses. Salman Zarka disse estar convencido de que entre o final de 2021 e o início de 2022, o país poderá distribuir e inocular novos soros milagrosos desenvolvidos para neutralizar a ação das variantes. Comentando sobre a situação atual de Israel, o especialista revelou uma emergência sanitária sem fim. “Agora temos que considerar a chegada de outras variantes, como a nova que vem da América do Sul. Pensando nisso, e na diminuição da eficácia das vacinas para poucos meses após a administração, precisaremos de reforços constantes. Na melhor das hipóteses, uma a cada ano, como sempre foi feito para a gripe sazonal, mas talvez para esse vírus até duas vezes por ano, ou a cada cinco ou seis meses”.
Para quem pensavam que tomando o soro milagroso iria se livrar desta Pandemia, que estaria livre de pegar a doença, que se tornaria imortal, que a economia iria voltar e que sua vida voltaria ao normal. SE ENGANOU! O que parecia ser uma teoria da conspiração para muitos, se demonstra a cada dia a nossa mais pura realidade. Segue o jogo e as cenas dos próximos capítulos.
Beth Passos
Jornalista