ENTREVISTA COM FÁBIO MELLO ANDRADE, PROPRIETÁRIO DA ESCOLA BILÍNGUE MAPLE BEAR
Educação é a via mais preciosa na qual deve passar todo cidadão. Educação garante a segurança, a empregabilidade, o crescimento e até a saúde de uma comunidade.
Entrevistamos o empresário Fábio Mello Andrade, proprietário da Escola Bilíngue Maple Bear para entender um pouco mais do processo de aprendizagem dos alunos que estudam na metodologia canadense.
HÁ QUANTOS ANOS A MAPLE BEAR CHEGOU EM RIO BRANCO E COMO FOI A RECEPTIVIDADE DOS PAIS?
A Maple Bear iniciou as atividades, aqui em Rio Branco, no final de 2014, já com as matrículas para o ano de 2015. As matriculas foram um sucesso! A franquia já era muito conhecida, naquele ano, em mais de 13 países. Na época, só no Brasil já existiam mais de 100 unidades. Os comentários eram super positivos, muitos pais estavam esperando um ensino que além de bilíngue já era destaque pelo sucesso nas avaliações de qualidade nacionais e internacionais.
O QUE DIFERENCIA A METODOLOGIA DA MAPLE BEAR DAS DEMAIS?
A Maple Bear é a única escola que oferece o ensino bilíngue no modelo canadense. Costumamos dizer que somos bilíngues de verdade, porque proporcionamos ao aluno a experiência da imersão em inglês, como se o aluno estudasse no Canadá, mas pertinho de casa. As disciplinas são ministradas em Inglês e em Português, fazendo com que o aluno tenha um incrível enriquecimento de vocabulário e prática da língua inglesa ao mesmo tempo que aprende o conteúdo específico. Outro grande diferencial é que o conteúdo é desenvolvido pelos próprios educadores canadenses, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e disponibilizado para todas as unidades, onde os profissionais de ensino passam por uma formação continuada, onde são treinados e avaliados pela diretoria canadense. A palavra-chave que eu poderia usar é QUALIDADE, inclusive, as unidades Maple Bear estão em constante avaliação pelos canadenses, periodicamente eles realizam os chamados QUALITY ASSURANCES. É uma forma de garantir sempre um alto rendimento de todas as unidades.
Gente que Comunica –
O BILINGUISMO PODE SER INICIADO A PARTIR DE QUE IDADE? CRIANÇAS MAIORES QUE POUCO TIVERAM CONTATO COM A LÍNGUA ESTRANGEIRA SENTEM DIFICULDADE?
Fábio – Essa é uma dúvida bem comum, vamos lá; Sempre pergunto isso aos pais que nos visitam: como os pais ensinam português aos seus filhos? Muitos pais são “pegos de surpresa” quando fazemos essa pergunta, porque é uma forma tão natural de se ensinar, que acabamos nem pensando nisso, não é mesmo?! Então, partimos do princípio da IMERSÃO: a criança desenvolve a segunda língua quando é exposta ao idioma inglês, da mesma forma como ela foi exposta ao português! Através da experimentação, da oportunidade da prática, das experiências criadas através do relacionamento direto com um profissional bem treinado, que irá sempre corresponder e se comunicar em inglês com ela. Os espaços da sala de aula Maple Bear possuem ferramentas que oportunizam ativamente essa prática. A interação entre os alunos e a promoção do trabalho em equipe através de centros de aprendizagem são um rico espaço para esse desenvolvimento associativo das expressões, gramática e enriquecimento do vocabulário e isso acontece de forma muito natural, inclusive para quem já tem uma idade mais avançada. Lembra que era muito comum o intercâmbio? Antigamente os alunos faziam um curso de algumas horas, mas era no intercâmbio que eles tinham a oportunidade da prática e experimentação real desse aprendizado. Na Maple Bear isso acontece DIARIAMENTE, dentro da sala de aula.
GQC- EM QUANTO TEMPO OU SÉRIES, PÔDE-SE DIZER QUE O ALUNO SERÁ FLUENTE NA LÍNGUA INGLESA?
Fábio – Quanto mais cedo o aluno ingressa no ensino bilíngue, mais cedo ele apresentará os primeiros sinais de fluência. Isso acontece porque o aluno encontra a oportunidade em sala para essa experimentação e prática do idioma. Os centros de aprendizagem são grupos, dentro da própria turma, onde os alunos conseguem discutir a respeito de um determinado tema, desenvolver os trabalhos e as tarefas propostas pela professora. É nesse momento que os alunos também desenvolvem o relacionamento interpessoal, espirito de liderança e trabalho em equipe. De forma completa ele está recebendo a oportunidade de ser o CENTRO do aprendizado, por isso costumamos dizer que formamos protagonistas em sala de aula. Com todo esse ambiente colaborativo, dinâmico e principalmente de IMERSÃO, o aluno desenvolve naturalmente o segundo idioma.
GQC- QUE OUTRAS ATIVIDADES E DIFERENCIAIS A ESCOLA OFERECE?
Fábio – No contra turno, oferecemos atividades complementares como reforço de português, reforço de inglês, teatro, dança, futsal, robótica, clube de matemática, oficina de redação, oficina de artes visuais, espanhol e alguns outros módulos extras.
GQC – PRETENDE EXPANDIR? SE SIM, QUANDO?
Fábio – Projetos de expansão fazem parte dos nossos planos e já estão em pleno desenvolvimento, logo teremos ótimas notícias para o público mais distante da nossa unidade.
Pais interessados podem agendar uma visita conosco para conhecer nossa estrutura, proposta de ensino e metodologia. É durante a visita esclarecemos as dúvidas e entendemos as necessidades de cada família. Os agendamentos são realizados através de nosso telefone ou whatsapp (68) 2102-4000.
GESTÃO DAS EMOÇÕES NA GESTÃO E ENSINO ESCOLAR
Ontem, quarta-feira, tive a honra de cooperar com a “Gestão das Emoções” de professores e demais funcionário da Escola de Ensino Fundamental Frei André, na Cidade do Povo.
A classe profissional mais importante do mundo inteiro é a que ensina. São mestres.
Após um longo período de trabalho exaustivo, em uma nova metodologia de ensino, a virtual, os resultados podem não ter sido o esperado em seus alunos, gerando frustração e angústia, porque eles são sacerdotes do saber.
Um abismo chama outro abismo e assim se acumulam diversos sofrimentos psíquicos.
Reconhecimento financeiro é muito importante, mas nada tem maior significância para qualquer profissional que respeito.
No encontro falamos e ouvir sobre esses conflitos internos que alteram inclusive o corpo físico. Momento de crescimento, unidade é muita emoção!
Agora, ainda mais convictos de sua força, as aulas podem começar!
Parabéns pela iniciativa querida gestora Verônica Brilhante.
O BOTÍCARIO APRESENTA BOTI, ADM DA MARCA NO TWITTER
Agora é oficial! O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil, tem um ADM no Twitter para chamar de seu. Em parceria com a W3haus, agência do Grupo Stefanini e a produtora Miagui, a marca desenvolveu a estratégia e a criação do lançamento do Boti, um emoji que ganhou vida a partir de conversas com a comunidade da marca. Tal qual os ADMs que se destacaram com os participantes de reality shows, ele pilota o perfil da marca no Twitter, entra nas conversas do dia, responde aos pedidos mais inusitados, cria conteúdos em tempo real e dará spoilers de futuros lançamentos também.
O Boti possui um formato de bolinha com perninhas e bracinhos, tem como sua marca registrada um nariz que se destaca. O personagem inspirado em um emoji não tem gênero definido que vive tendo web-paixões pelos seus influenciadores, defende todos os tipos de amores e celebra a diversidade. Segundo Cathyelle Schroeder, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário: “Boti, nasceu para levar a mensagem e os valores do Boticário a todos seus seguidores. Dessa forma, amor, respeito e valorização à diferença e equidade de direitos entre gêneros e raças, são pilares fundamentais”.
Conheça a mais nova cara da marca no https://twitter.com/oBoticario.