A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) em Porto Acre, a 8km de Rio Branco, foi reformada e entregue nesta segunda-feira, 6.
A reforma era uma demanda antiga do Samu, pois a base, que existe também em todos os municípios acreanos, é importante para garantir o descanso das equipes de plantão e, ainda, oferecer um melhor atendimento à população, considerando que as pessoas ainda tem o hábito de se dirigir ao local em busca de socorro.
De acordo com o médico e diretor o Samu, Pedro Pascoal, o serviço está passando por um processo de reforma em todo o Estado com novas viaturas, entre outras conquistas.
“Estamos reformando todas as nossas bases descentralizadas e, querendo ou não, a população procura o ponto do Samu para fazer atendimento, então a ideia é, além de proporcionar uma área de descanso para os funcionários, também ter a condição de melhorar o atendimento à população”, esclarece Pascoal.
O médico acrescenta que um dos problemas enfrentados pelo Samu ainda é o entendimento das gestões municipais sobre o transporte de pacientes de baixa complexididade que não é uma aribuição do Samu, mas sim das próprias prefeituras.
“As prefeituras estão começando a entender que a transferência dos pacietnes sem gravidade é responsabilidade deles. Isso é um avanço de forma ímpar nessa gestão, porque uma vez que eu tiro uma ambulância de um município para transferência de um paciente sem risco de vida, se houver uma ocorrência de alta complexidade, a ambulância não estará lá para dar assistência, porque ela estará trazendo outro paciente sem gravidade para a capital, o prefeito e o secretário municipal de saúde estão tendo esse entendimento, e estão dando uma atenção diferenciada, ideia é assistir a população com maior qualidade de assistência”, relata Pedro Pascoal.