Com a falta de chuvas e diminuição nos reservatórios das hidrelétricas, o sistema elétrico precisa acionar termelétricas, o que acarreta em uma produção mais cara. Mas se a explicação pode parecer confusa para o cidadão comum, o fato é que o valor das contas de energia aumentou nos últimos meses, e esta alteração tem sido sentida por todos os consumidores, por isso, o Gerente do Departamento Comercial da Energisa Acre, Roberto Vieira Carvalho, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 8, à rádio 93fm para orientar sobre como os consumidores podem economizar com medidas simples.
Aos jornalistas Brenna Amâncio e Tiago Martinello, Roberto explicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instituiu a bandeira tarifária de escassez hídrica, que já está em vigor desde 1º de setembro e permanecerá até 30 de abril, período em que os consumidores pagarão um pouco mais caro pela energia elétrica. Exatamente por isso, a palavra de ordem, segundo ele, é economizar.
“Nós precisamos, de fato, adotar um comportamento de redução de consumo e existem muitas ações simples do nosso dia-a-dia que a gente faz que já contribui muito com a redução de energia elétrica, por exemplo, a substituição das nossas lâmpadas fluorecentes por lâmpadas de LED. É uma ação que inicialmente pode apresentar um custo alto na aquisição, mas ele será compensado ao longo do tempo, porque tem uma duração maior e um consumo de energia bem menor”, explica.
Além da troca de lâmpadas, um dos fatores observados por Roberto é a importância da mudança de hábitos, a exemplo de manter as luzes apagadas ao sair de um ambiente. Outra solução apontada pelo especialista, é o aproveitamento da luz natural, que pode gerar muito mais economia.
“Alguns hábitos, como apagar as lâmpadas quando não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a segurança das pessoas, mas às vezes em casa, os filhos saem dos ambientes e deixam as luzes acesas, então temos que ser muito cuidadosos, tentar manter as janelas abertas aproveitando o máximo de luz natural possível, evitar o hábito de secar a roupas atrás da geladeira, às vezes as pessoas querem que as roupas sequem mais rápido, e acabam usando a parte de trás da geladeira. Isso faz com que o motor da geladeira funcione mais do que o necessário”, alerta.
Vilões da economia
Que o chuveiro elétrico é o grande vilão doméstico do consumo de energia, todo mundo sabe, mas além dele, outros vilões também são apontados como grandes responsáveis pelo aumento na conta de luz. É o caso do ar condicionado, ferro de passar e também da geladeira. Por isso, Roberto alerta que é importante manter os aparelhos de ar condicionado com a manutenção em dia para que ele tenha um bom funcionamento, além de manter todas as portas e janelas bem fechadas para impedir a entrada de ar quente no ambiente.
“Esse cuidado é importantíssimo. Outro cuidado também é na regulagem de temperatura, pois se você deixar uma temperatura muito baixa, o ar condicionado vai funcionar muito mais tempo do que o necessário para tentar manter a temperatura do ambiente. O recomendado é regular, em média, na temperatura de 23 graus, e lembrar de colocar um aparelho de ar condicionado adequado ao tamanho do ambiente e espaço”, reforça.
Quanto ao chuveiro elétrico, Roberto Carvalho relata que além deste item, é comum no Acre que as pessoas façam o bombeamento da água para as caixas. “Então você tem o consumo da energia elétrica pela água bombeada e também na função quente, então um banho mais rápido de três a cinco minutos seria o ideal para diminuir os gastos com chuveiro. Se for o chuveiro quente, diminui o gasto para aquecer a água, e se for um frio o banho rápido também contribui para o bombeamento da água”, reitera.
Já quando o assunto é máquina de lavar e ferro de passar, a orientação é a mesma: juntar o máximo de peças possíveis e lavar e passar de uma só vez para otimizar o serviço e economizar, no caso da máquina de lavar, tanto a energia quanto à água.
“O ideal é que junte a maior quantidade possível, e se for parar [de passar] por algum motivo, desligue o ferro elétrico, e se puder, na hora de comprar a roupa, comprar aquela que dispensa a necessidade de passar, melhor ainda”, finalizou Roberto Carvalho. Quer conferir todas as dicas de economia? A Energiza preparou um manual completo de consumo consciente. Para conferi, basta clicar aqui.
E quem acredita que a própria Energisa Acre não dá o exemplo precisa saber que dentro da própria empresa há metas de economia de energia que envolve todos os funcionários para um uso consciente deste recurso. Quer ouvir a entrevista completa?
Então ouça na íntegra abaixo: