Pular para o conteúdo
pela internet

“Não se acomode e não pense pequeno”, aconselha Lu Mesquita, personal que ajudou mais de mil mulheres a emagrecer na pandemia

Funcionária de uma empresa há 20 anos, Lu Mesquita se reinventou na pandemia e resolveu empreender: criou um programa de emagrecimento saudável, que alcançou clientes em todo o Brasil e mundo

Lu é formada em Educação física pela Universidade Federal do Acre e especialista em Qualidade de vida pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (Foto: Acervo pessoal)

A profissional de Educação Física Luziane Mesquita, de 44 anos, sempre gostou de cuidar das pessoas e, por cerca de 20 anos, ela fez isso, porém, colaborando com alguma empresa enquanto funcionária. Mas foi na pandemia de Covid-19 que ela se reinventou e expandiu seu negócio para uma área que jamais havia se atrevido a atuar: o mercado online.

A pandemia mudou a forma de vida de todas as pessoas ao redor do mundo, mas o que poderia ser um empecilho, com as academias fechadas e medidas restritas de isolamento social, acabou se tornando uma oportunidade para ela que, atualmente, comanda o próprio negócio. “Hoje, fazendo o que gosto e tendo o meu negócio próprio, é mais motivador e gratificante ainda”, conta ela.

Foi em conversa com amigas que ela decidiu criar um programa de treinamento online que possibilita que seus alunos treinem em qualquer lugar do mundo. Desde então, mais de mil mulheres passaram pelos cuidados dela e do seu time, composto por uma equipe multidisciplinar.

“Acredito que tudo sofreu impacto na pandemia, no trabalho ficamos em home office e foi ai que surgiu o trabalho online em paralelo. Amigas que também estavam em casa começaram a perguntar se eu não poderia ajudar pois elas estavam engordando muito, e foi ai que surgiu esse meu novo negócio. Inicialmente coloquei um desafio para redução de peso no meu Instagram para as amigas, só com atividade física e para minha surpresa, de cara, se inscrevam mais de 50 mulheres”, lembra Lu.

A jornalista Danielle Carlos foi quem incentivou a amiga Lu Mesquita a oferecer treinamento online. Desde então, Danielle continua no grupo. “São mais de 23 anos treinando ininterruptamente, porque eu me sinto muito bem e faz bem para parte do meu equilíbrio físico, mental e espiritual, então, eu estou no grupo da Lu, porque eu me sinto bem em compartilhar minha rotina de vida”, conta a jornalista

Devido à alta procura, Lu decidiu agregar mais valor ao programa. “Contratei uma nutricionista, para orientar as meninas na alimentação, além de uma coach, para auxiliar nas metas e autoconhecimento, e também uma psicóloga, que ajuda o grupo a entender os perfis alimentares e como lidar com os tipos de fome”, conta ela. Assim, com o passar do tempo, ela expandiu também seu público e passou a atender pessoas de diferentes lugares, como Curitiba, Bahia, Porto Velho, Vitória, entre outros Estados do Brasil, além de países como Japão, Australia e Estados Unidos.

“Meu público são mulheres entre 30 e 60 anos que atuam em áreas distintas. São donas de casa, empresárias, funcionárias públicas, médicas, advogadas, enfim, mulheres que estão precisando de ajuda e não sabem como começar”, conta Lu.

Diferencial

A cirurgiã dentista Waldirene Almeia perdeu 24kg (Foto: Acervo pessoal)

Mas o que torna o programa Emagrecer Saudável, desenvolvido por Lu Mesquita, tão especial? Para a cirurgiã dentista Waldirene Almeida, que é natural de Rio Branco, mas, atualmente, vive em João Pessoa/PB, o resultado fala por si mesmo. Ela perdeu 24 quilos durante o acompanhamento.

“Como eu conheci [a Luziane] na adolescência, uma menina lindíssima de corpo lindo e, logo depois dos filhos, ela engordou bastante e depois [veio] a mudança, então eu disse: ‘eu também consigo’. Na verdade, o início de tudo foram oito dias pra alcançar 2kg, e eu consegui 3,5kg, daí passamos para o programa de 21 dias, e eu consegui eliminar até 5kg”, relata Waldirene.

Os treinos que a dentista fazia eram pela manhã e à tarde, mas, apesar da diferença de fuso horário, ela conta que conseguia se adaptar bem. “Na manhã, eu só caminhava 30 minutos. À tarde, também fazia caminhadas e alguns exercícios de braço. Logo fui fazendo os exercícios passados pela Lu e consegui fazer os treinos todos os dias. Aos poucos, eu consegui, porque como eu era muito sedentária, foi bem difícil. Confesso que, algumas vezes, até chorei, porque o treino queimava e doía tudo, mas foram menos de três meses de muito treino e reeducação alimentar”, conta.

O programa desenvolvido por Lu conta com treinos com aplicativo único, por meio do qual as pessoas podem treinar da própria casa, e oferece ainda um assistente virtual, que acompanha a pessoa durante os treinos.

Há ainda um protocolo de dieta desenvolvido para o programa, e a dieta é adaptada para realidade, sem cardápios caros e que não deixa a pessoa passar fome. Além disso, Lu também disponibiliza uma lista de compras, um e-book com receitas saudáveis, grupo de WhatsApp para sanar possíveis dúvidas, auxiliando e motivando a atingir os objetivos diariamente.

O acompanhamento tem a duração de 30 dias, podendo ser renovado por tempo indeterminado, dependendo do objetivo e do desejo da cliente. Ainda de forma online, há encontros online com a equipe, reunião com nutricionista e personal para alinhar como serão conduzidas a alimentação e os treinos; reunião de alinhamento com a Coach que auxiliará no cumprimento das metas; reunião de alinhamento com psicóloga.

“Não se acomode”

O mercado de profissionais de Educação Física é repleto de oportunidades, mas é natural que muitos grandes profissionais tenham receio de apostar em novos formatos de como levar saúde às pessoas. Sobretudo, durante a pandemia, a palavra reinvenção nunca fez tanto sentido para Lu Mesquita, por isso, ela aconselha:

“Se destaque, se esforce para ser o melhor no que faz, aproveite as oportunidades e, principalmente, não se acomode e não pense pequeno. Hoje o mundo não tem fronteiras e podemos trabalhar de qualquer lugar, o céu é o limite”, diz ela, que multiplicou por cinco vezes o seu rendimento mensal com o treinamento online.

Empreender é desafiador, mas, apesar dos obstáculos, Luziane não se arrepende, pelo contrário. “É gratificante ver os resultados e ouvir os depoimentos das participantes, que agradecem a oportunidade de ter uma equipe multidisciplinar, ajudando nesse processo de emagrecimento e, melhor ainda, mudando seus hábitos definitivamente. Saber que você consegue transformar vidas e elevar a autoestima de todas elas não tem preço”, finaliza.