Pular para o conteúdo
nesta quarta

Novos lotes de vacina contra a Covid-19 chegam a Rio Branco

De acordo com o PNI, os lotes são destinados ao público em geral para fortalecer a campanha de vacinação contra a Covid-19

Mais 4.060 doses de vacina Pfizer contra a Covid-19 chegaram a Rio Branco na tarde desta quarta-feira, 1. O governo do Acre informou, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, que as doses serão utilizadas no público em geral, em todo o Estado.

Esta é a 45ª pauta de distribuição de vacina contra a Covid-19 enviada ao Acre, com destinação para segunda dose. Ao todo, o Acre já recebeu 913.010 mil doses dos imunizantes utilizados pelo Ministério da Saúde e que fazem parte do Plano Nacional de Imunização.

Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos 22 municípios, que executam o cronograma de vacinação. A logística de entrega desenvolve-se com o auxílio das demais instituições, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere e segura às localidades mais isoladas.

Por meio das equipes de imunização do Estado, o governo promove nos municípios a ação intitulada Caravana da Vacinação, que tem como objetivo auxiliar as secretarias municipais de Saúde a atingir maior número de cidadãos. Além disso, a vacina contra a Covid-19 também é aplicada em ações do programa Saúde Itinerante, para que o quanto antes seja alcançada a imunidade de rebanho.

Reforço na imunização

As doses são um importante reforço na imunização da população contra o coronavírus e na capital, quem tomou as vacinas Astrazeneza ou Pfizer há mais de 60 dias já pode procurar os pontos de imunização para receber a segunda dose dos imunizantes. A prefeitura anunciou no último fim de semana a redução do intervalo entre as doses, que antes estava sendo aplicada com intervalo de 90 dias.

O Acre é um dos estados que mais vacinou, proporcionalmente, com a primeira dose de vacinas contra Covid-19 e, desde o início de Agosto, todos os 22 municípios acreanos já estão imunizando pessoas a partir de 12 anos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o momento, o Acre já aplicou 657.72 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 459.584 primeiras doses e 198.145 doses únicas.

O governo estima que 27.301 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos já tenham recebido a primeira dose da vacina, e na capital, 77% da população geral já recebeu a primeira dose.