A Secretaria Municipal de Rio Branco (Semsa) realizará no próximo sábado, 9 de outubro, o Dia D de proteção à Covid-19, com o objetivo de imunizar cerca de 8 mil pessoas contra a doença, com a primeira, segunda dose e também dose de reforço.
A lista de locais ainda será divulgada, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde já anunciou que serão 62 pontos espalhados por todas as regionais da cidade. Até o momento, a capital já imunizou 386.544 pessoas contra a Covid-19, e a busca ativa continua para imunizar 100% da população.
“Nós estamos com uma cobertura vacinal boa, mas queremos melhorar ainda mais e vacinar 100% do nosso público-alvo”, declarou Socorro Martins, chefe da Vigilância Epidemiológica da capital.
Desde o dia 28 de setembro, a segunda dose para quem tomou a vacina Pfizer foi antecipada para 21 dias, portanto, pessoas de qualquer idade que tomaram a primeira dose há 21 dias ou mais já podem tomar a segunda. O mesmo não ocorre com quem tomou o imunizante Astrazeneca, para o qual o intervalo entre primeira e segunda dose ainda permanece em 60 dias ou mais.
Mais de 5 mil pessoas vacinadas nos supermercados
No último sábado, 2, a Semsa mudou sua estratégia e fez a primeira ação nos supermercados de Rio Branco. Como resultado, a pasta superou a meta prevista e imunizou, ao todo, 5.105 pessoas em Rio Branco. As equipes foram distribuídas por nove supermercados da capital.
“Para nós foi de grande êxito, porque uma pessoa vacinada é excelente e quando ela completa o esquema vacinal, melhor ainda. Então para nós foi de grande valia”, comemora a secretária de Saúde Sheila Andrade.