Pular para o conteúdo
prevenção é vida

Saiba que cuidados tomar para garantir a segurança com a rede elétrica

Com o período de chuvas começando no Acre, a Energisa orienta que a população entre em contato por meio dos canais de atendimento e jamais faça intervenções por conta própria

Rio Branco teve ao menos dois dias com temporais que causaram estragos em vários pontos na última semana. Árvores caídas foram os principais registros, pois trazem risco às pessoas, principalmente porque também podem afetar a rede de energia elétrica potencializando o perigo de acidentes. Por isso, A Gazeta do Acre procurou a Energisa Acre a fim de esclarecer que cuidados tomar, em casos como estes.

No Acre, um dos principais problemas enfrentados pela Energisa é referente à conscientização da população que, infelizmente, insiste em tentar resolver problemas na rede elétrica por conta própria, uma decisão de muitas vezes pode custar a vida. O engenheiro eletricista e gerente de Operação da Energisa Acre, Tiago Bastos, conta que há um departamento de segurança que trata de todos os problemas que ocorrem na rede elétrica, no entanto, a conscientização é feita diariamente por todo o time da Energisa.

“A gente faz o alerta para que as pessoas não mexam na rede elétrica. Procurem os canais de atendimento e não façam qualquer tipo de intervenção, busquem os canais de atendimento. [Nestas sistuações] A população precisa buscar esses canais de atendimento e informar o que está acontecendo, para que as nossas equipes possam restabelecer o fornecimento de energia, que pode ser em decorrencia dos eventos climaticos, porque estamos em setembro e estamos tendo naturalmente nesse período de transição, alguns eventos mais graves em relação a ventos fortes e chuva. Tivemos recentemente dois eventos fortes de temporais e que fazem com que árvores caiam nas redes, também sobre telhas, isso faz com que haja a interrupçção no fornecimento de energia e se a população se deparar com qualquer anomalia, ligue para os canais de atendimento não tome nenhuma ação e ligue que as equipes da Energisa estarão de plantão para fazer o atendimento”, orienta Tiago Bastos.

O engenheiro eletricista e gerente de Operação da Energisa Acre, Tiago Bastos, conta que o trabalho de conscientização da população é feito diariamente por todo o time da Energisa (Foto: Ascom/Enegisa Acre)

Devido a seca do rio Acre, muitas pessoas tem ficar se abastecimento de água, o que potencializa o uso de bombas, que já se tornaram tradicionais nas comunidades. No entanto, o que parece ser um simples instrumento, pode também representar um perigo para as pessoas que manuseiam o equipamento. Tiago Bastos orienta também como fazer o uso correto e seguro desta ítem:

“A população costuma ligar suas bombas e esse manuseio pode ser muito perigoso. É importante desligar o disjuntor geral da residência para que a pessoa não manuseie o equipamento energizado, é um risco. Por mais que ele ache que é seguro, aquilo pode causar sérios danos, por isso, é importante que ele tenha uma chave de teste para ver se a corrente está passando, verificar se o fio está energizado. É melhor pecar por excesso, do que por falta, porque isso pode custar a vida”, alerta.

Outra orientação de Tiago é em relaçaõ aos calçados. O especialista reitera que jamais se deve manusear o equipamento descalço, pois a água conduz eletricidade. “A população precisa estar muito atenta, especialmente neste periodo chuvoso”, reforça.

Construções

Nas construções, sejam residenciais ou comerciais, também é preciso ter atenção. De acordo com Tiago, mesmo nas reformas de residências, comércios, entre outros, alguns cuidados são necessários.

“A primeira coisa que orientamos, é que quando for fazer qualquer tipo de construção que procure alguém especializado pra poder fazer a vedação da sua casa e se atentem às distancias de segurança. Se vocês notarem qualquer rede elétrica próxima, ligue também para estes canais de atendimento porque precisamos ir até o local para identificar possíveos riscos e se a gente avaliar que é preciso fazer um desligamento programado naquele local, por exemplo, a gente vai e programa, retormando a energia no local posteriormente”, relata Tiago.

O gerente de Operação da Energisa Acre reforça que, caso a população identifique qualquer anomalia na rede elétrica, ligue para os canais de atendimento da energisa e aguarde a chegada das equipes de plantão. Os canais de atendimento são por meio do telefone 0800-647-7196, pelo WhatsApp com a atendente virtual Gisa ou ainda pelo aplicativo Energisa On disponível para dispositivos Android e IOS.

Para mais informações, assista o vídeo abaixo:

Leia mais: Especialista orienta sobre como economizar energia elétrica com medidas simples