Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segunda dose da Pfizer estará disponível para quem tomou primeira dose há 21 dias ou mais, em Rio Branco

Segunda dose da Pfizer estará disponível para quem tomou primeira dose há 21 dias ou mais, em Rio Branco

Quem tomou a primeira dose do imunizante Pfizer contra a covid-19 há 21 dias ou mais já poderá tomar a segunda dose a partir desta terça-feira, 28., em Rio Branco. A antecipação foi confirmada nesta segunda-feira, 27, pela Secretária Municipal de Saúde em exercício, Sheila Andrade.

A antecipação somente estará disponível para aqueles que tomaram a vacina Pfizer. Desta forma, quem tomou o imunizante Astrazeneca ainda continua com intervalo de 60 dias ou mais entre primeira e segunda doses.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, aponta que os principais motivos para a decisão de antecipar a segunda dose da Pfizer, foi por conta do alto estoque de vacinas e seus prazos de vencimento. “Rio Branco, e consequentemente o estado, recebeu um quantitativo de doses grande de Pfizer, e essa vacina tem um prazo para vencer, para usar, então decidiu-se em reunião junto ao estado e área técnica, antecipar pra 21 dias. Com isso nós vamos ter a população com uma cobertura maior de vacina com segunda dose”, afirma Socorro.

Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é de que essa antecipação alcance em torno de 10 mil pessoas já nos próximos dias. Além disso, ela afirma que a porcentagem de primeira dose já alcançou 82% dos rio-branquenses, enquanto as pessoas com segunda dose, ou dose única, estão em torno de 50%, podendo chegar a 70% com a antecipação da segunda dose.

Socorro garante que o município possui doses suficientes de vacina para todo o público que estará apto nesse período de antecipação, mas chama atenção para o público que ainda não se vacinou. “Ainda temos em torno de 50 mil pessoas para serem vacinadas com primeira dose, então nós temos disponibilizadas essa vacina em nosso estoque e estamos chamando essa população, que não fizeram nem a primeira dose a irem a uma unidade de saúde para fazer sua imunização”, completa.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a capital acreana já aplicou 363.509 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Destas, 254.073 são referentes a primeira dose, 104.124 como segunda dose e outras 5230 vacinas em dose única.

Leia também: Mais de 250 mil pessoas devem tomar segunda dose contra covid-19 no Acre e governo faz apelo à população

Sair da versão mobile