Desde a implantação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital no Acre, em 2018, 37.547 motoristas baixaram o aplicativo. Para incentivar mais condutores a aderirem ao serviço, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) está ampliando a divulgação das vantagens de se utilizar a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
As vantagens são inúmeras, pois no próprio celular, o motorista tem um aplicativo que concentra tanto a carteira de habilitação, como o documento de veículos que estejam no nome do condutor, além de outros serviços.
“O aplicativo CDT é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão, é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o mesmo valor jurídico da impressa, que continua sendo emitida aos condutores pelo Detran/AC”, explica a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.
Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam, além do acesso a informações de infrações e a possibilidade de pagar multas de trânsito com desconto dentro do programa.
Vale lembrar que só poderá acessar a CNH Digital quem já tem o QR-Code presente no verso do documento físico.
Confira o passo a passo para obter o documento:
1 – Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone
2 – Realize o cadastro de usuário:
– Uma vez instalado o aplicativo, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
– Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”;
– Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no gov.br, deverá criar uma conta. Após criar a conta, deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.
3 – Baixe a CNH digital
Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação. São eles: Validação pelo celular (Validação Facial); Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran); Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran);
Ao escolher a validação facial o usuário deverá:
– Informar o CEP à época da emissão da CNH física;
– Efetuar a leitura do QR Code;
– Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
– Ao fim da validação facial, informar o número do telefone;
– Pronto! Está disponibilizada a CNH digital em seu smartphone.