Pular para o conteúdo
confira o cronograma

Exame preventivo será ofertado gratuitamente nesta semana, no Via Verde Shopping

As interessadas em realizar o exame devem apresentar cartão do SUS, CPF, RG, comprovante de residência com CEP, como a conta de energia

As mulheres que precisam fazer o exame preventivo de colo do útero poderão realizar a coleta e análise gratuitamente nesta semana, no Via Verde Shopping, em Rio Branco. Serão três dias de ação, em continuidade às comemorações do Outubro Rosa.

Na última semana, o serviço já havia sido ofertado e, nesta quarta, 13, o horário de atendimento será das 18:30 às 22h, enquanto na quinta-feira, 14, será das 8h da manhã às 17h, e na sexta, dia 15, o atendimento voltará a ocorrer das 18h30 às 22h.

A coleta será realizada por equipes do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Acre (Ufac) e os resultados das análises serão comunicados às pacientes posteriormente. As mulheres interessadas em realizar o exame devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF, RG, comprovante de residência com CEP, como a conta de energia.

O Outubro Rosa também é conhecido como a campanha que alerta para o cuidado à saúde das mulheres(Foto: Pexels)

Além das ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o Estado também realiza atividades de conscientização sobre o câncer de colo de útero, tendo em vista que uma das patologias que mais acomete as mulheres no Brasil.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

Em razão disso, o Outubro Rosa também é conhecido como a campanha que alerta para o cuidado à saúde das mulheres. Por isso, ações como a que está sendo realizada no Via Verde Shopping garante que o serviço básico de saúde pública alcance a todos.

Confira a programação completa aqui.