Artistas, fazedores culturais e articuladores de todos os segmentos artísticos do Acre se reunirão para manifestarem contra a falta de diálogo com a atual gestão de cultura do Estado, neste domingo, 28, a partir das 15h. O ato artístico “Vira, Cultura!” será realizado na Pracinha do Graffitti, na Av. Ceará, em frente à Sorveteria Pinguim.
Os organizadores explica que movimento é por respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura e o cumprimento legal da Lei do Sistema Estadual de Cultura. Durante o evento será realizada também a reconstrução do mural de Marielle Franco, que foi vandalizado.
Na última semana, parte da classe artística se reuniu e se mobilizou para dialogar junto com o governador Gladson Cameli sobre o resultado do último edital de Arte e Patrimônio lançado pela Fundação Elias Mansour. Eles reclamam sobre falta de representação da sociedade civil nos processos da instituição e denuncia “perseguição” por parte do órgão contra determinados grupos.
A manifestação será composta por ações artísticas alinhavadas com falas políticas. “Portanto, quem se sentir à vontade pode ir caracterizade, pode levar adereços, instrumentos musicais, megafone, cartazes, o que achar melhor para se expressar para que seja uma ação bonita, à maneira que melhor sabemos fazer, através da arte e da cultura”, convidam.
Leia mais em: Artistas questionam resultado de edital da FEM e denunciam “perseguição”; Presidente do órgão responde