Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com oito anos de carreira, rapper Txai Berg quer levar cultura do Acre ao mundo

Com oito anos de carreira, rapper Txai Berg quer levar cultura do Acre ao mundo

Representando a cena acreana, o artista John Berg Bezerra da Silva, conhecido como Txai Berg, lançou um novo projeto musical no último mês, chamado Golaço. O EP, que significa “extended play”, ou “formato estendido”, em inglês, é mais curto que um álbum, possuindo 4 músicas. Seu estilo musical flui entre o rap, trap e drill.

O rapper, que tem 23 anos e é natural de Rio Branco/AC, iniciou sua carreira na música aos 15 anos, e com 16 já tinha seu trabalho publicado nas maiores plataformas digitais. Com uma sonoridade eclética e atual, o artista mostra seu talento e originalidade cantando sobre amor, críticas sociais e reflexões pessoais.

O músico, compositor e poeta é apaixonado por arte, cultura, literatura e poesia de rua. 

Com oito anos de carreira, rapper Txai Berg quer levar cultura do Acre ao mundo
O som de Taxi Berg fala sobre amor, críticas sociais e traz também reflexões pessoais (Foto: Arquivo pessoal/Txai Berg)

O próprio Txai, que também é produtor musical na PDC Records, é responsável pelas captações de vozes, mixagens e masterizações de suas músicas. Aluno da Academia dos Beats, ele recebe mentoria dos produtores DJ Coala e NeoBeats. Em sua trajetória já lançou diversas músicas, e atualmente colabora com os produtores Jotapenobeat e GuhBeatz, ambos de Rondônia. 

Seu trabalho pode ser encontrado em todas plataformas digitais (Spotify, YouTube, Deezer, Apple Music, Instagram, entre outros), e vem ganhando reconhecimento na cena do rap, tendo sua música divulgada em grandes sites do rap nacional, como RapRJ e Rap Nacional Downloads (RND).

O artista costuma citar o estado acreano em suas produções. As músicas “Do Acre ao Mundo”, “Jacaré do Acre”, e  a mixtape “ACREdite” são alguns exemplos que levam o nome de seu local de nascença.

“Quero levar a cultura acreana ao mundo, e espero que as pessoas se sintam representadas. Não me vejo, em nenhuma hipótese, não representando o Acre. Tenho muito orgulho de onde vim”, disse Txai.

Com oito anos de carreira, rapper Txai Berg quer levar cultura do Acre ao mundo
(Foto: Arquivo pessoal/Txai Berg)

Leia também: Acreano de Cruzeiro do Sul encanta jurados e é classificado para próximas etapas do The Voice Brasil

Sair da versão mobile