X

Acre já aplicou mais de 1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19

(Foto: Dell Pinheiro)

O Acre já alcançou a marca de 571.518 pessoas vacinadas com a primeira dose, 420.107 com a segunda e 3.315 pessoas com a dose de reforço contra a covid-19 superando a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas na população. Com a imunização sendo ofertada amplamente em todos os municípios, a expectativa é de que o número de pessoas completamente imunizadas aumente consideravelmente nas próximas semanas.

Mesmo com essa marca positiva, o governador Gladson Cameli reforça que não é hora de relaxar com os protocolos de segurança que impedem a propagação do vírus. “As mais de um milhão de doses aplicadas nos enche de esperança de que estamos no caminho certo, mas, precisamos seguir firmes, num esforço conjunto que diz respeito principalmente a conscientização de que a negação de um, pode causar a morte do outro”, alertou Cameli.

A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, faz um apelo para que as pessoas procurem os pontos de vacinação. “Enquanto alguns países queriam ter pelo menos a primeira dose, nós já estamos aplicando a dose de reforço. Solicitamos que a população compareça aos postos, se proteja contra a doença, para que não tenhamos retrocesso nos esforços feitos até aqui e, ao contrário, avancemos cada vez mais”, pontuou a secretária de Saúde.

Desde a última semana, a dose de reforço está liberada para todos os adultos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses (Foto: Dell Pinheiro)

Imunização de crianças

No último dia 14, Cameli anunciou por meio das redes sociais que a Pfizer enviou à Anvisa, um pedido de autorização de vacinação em crianças entre 5 e 11 anos contra Covid-19 e enfatizou que a autorização para a vacina pode levar até 30 dias em todo Brasil, mas no Acre o governo já se adiantou.

“Nós já tomamos uma decisão: queremos que todos os alunos da rede estadual voltem para as aulas vacinados contra a Covid-19 o mais cedo possível. Por isso, já determinei às secretarias de Saúde e Educação que façam os estudos e planejamentos para que todas as nossas crianças de 05 a 11 anos, assim como os adolescentes tomem a vacina da Pfizer e fiquem protegidos”, disse Cameli.

Com a medida, o Acre se consolidará como um dos Estados que mais vacinou sua população, proporcionalmente, contra o coronavírus no país. Em todos os municípios acreanos, a vacinação continua sendo ofertada para pessoas com idade a partir de 12 anos.

Veja também: Passaporte de vacinação para entrada em locais de uso coletivo será obrigatório no Acre

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: