Pular para o conteúdo
saúde

Tomógrafo de Cruzeiro do Sul atenderá pacientes de cinco municípios acreanos e cidades do Amazonas

Aparelho está sendo utilizado desde o sábado, 20, para atender a demanda de emergência do Hospital do Juruá, que recebe pacientes de estados vizinhos.

Já está em pleno funcionamento o novo aparelho de tomografia do Hospital do Juruá, que atenderá a demanda dos municípios que compõem a regional do Juruá e ainda pacientes dos municípios vizinhos do Amazonas. A confirmação foi dada pelo governo do Estado.

Com a fase final de operacionalidade concluída na tarde do último dia, 22, que é a capacitação dos profissionais que irão manusear o novo tomógrafo de Cruzeiro do Sul, o aparelho está sendo utilizado desde o sábado, 20, para atender a demanda de emergência do Hospital do Juruá, que recebe pacientes de estados vizinhos.

(Foto: Jean Lopes/Secom)

“Uma das premissas do governador Gladson Cameli é entregar os serviços já funcionando. Por isso, apenas com o devido funcionamento do aparelho, garantindo a segurança, tanto do profissional quanto do paciente, é que o serviço está sendo entregue nesta tarde”, destacou a secretária de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano.

Avaliada em R$ 500 mil, a instalação do novo tomógrafo vai beneficiar toda a população dos cinco municípios que compreendem o Vale do Juruá e algumas cidades do Amazonas. O valor do equipamento é de R$ 1,5 milhão, fruto de emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales.

“É muito gratificante termos uma máquina dessas para fazer esse tipo de diagnóstico, sem precisar gastar com clínica particular”, relatou Raimundo da Silva Gadelha, um dos primeiros pacientes a realizar tomografia no novo aparelho.

Para a coordenadora da regional do Juruá, Catiana Rodrigues, destaca a relevância do serviço para a regional: “Com esse aparelho conseguimos realizar os exames in loco, sem que a população se desloque para Rio Branco em busca desse serviço. Então, só tenho a agradecer ao governador Gladson Cameli e a secretária Paula Mariano”.

*Com informações da Agência Notícias do Acre