X

Sesacre registra sete novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira, em todo o Acre

Foto: Odair Leal/Secom

O número oficial de mortes por Covid-19 continua estável no Acre com 1.845 óbitos, enquanto o de casos continua em tendência de queda. De acordo com boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), apenas sete novos casos de infecção por coronavírus foram registrados nesta quinta-feira, 18 de novembro, alterando o número de infecções para 88.127.

Até o momento, o Acre registra 250.167 notificações de contaminação pela doença, sendo que 162.020 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.121 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que quatro seguiam internadas até a divulgação do último boletim oficial.

Avanço da vacinação

A partir de agora, todas as pessoas com 18 anos ou mais, poderão tomar a dose de reforço cinco meses após completarem o esquema vacinal (Foto: Divulgação)

Até o momento, o Acre já aplicou 960.174 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). São 557.636 primeiras doses e outras 402.538 segundas doses ou vacinas de aplicação única.

Quem completou o esquema vacinal contra a covid-19 há, pelo menos cinco meses, poderá tomar a dose de reforço a partir deste sábado, 20, na capital acreana. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que uma nova ação em supermercados da capital será realizada até às 20h do sábado, 20, além da aplicação nas unidades de saúde, para alcançar mais pessoas.

Na capital, a estimativa é de que cerca de 100 mil pessoas já estejam aptas a tomar a dose de reforço contra covid-19. A aplicação também continua normalmente em pessoas imunossuprimidas no prazo de 28 dias após fechamento do esquema vacinal, assim como de profissionais de saúde e idosos, agora com intervalo de cinco meses, diferente do prazo anterior, que era de seis meses.

Além da capital, Rio Branco, todos os municípios acreanos já estão autorizados a iniciarem a aplicação da dose de reforço, no entanto, cabe aos municípios organizarem o cronograma, segundo informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Paralelo à ação da prefeitura de Rio Branco, o governo do Acre realizará também neste sábado, 20, em frente ao Palácio Rio Branco, um mutirão de vacinação das 8h às 22h. A ação será organizada em quatro grupos.

Leia mais: Rio Branco começa aplicação da dose de reforço em todos os adultos, a partir deste sábado, 20

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: