A programação do feriado desta segunda-feira (15) não poderia estar melhor para os moradores do Vale do Juruá. O Fetac em Cena Juruá vai apresentar seis espetáculos durante o dia, nas cidades de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Com peças com bonecos, infantis, solo performance e teatro para o público adulto, o festival entrega um dia repleto de arte, com entrada gratuita, para a população da região.
A primeira apresentação do dia será às 9h, na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, em Mâncio Lima onde o Grupo Ciranda de Leitura apresenta “Os três porquinhos”. Às 18h, o Grupo experimental de Artes -Vivarte leva o espetáculo “Kanarô” à Aldeia Barão.
“Kanarô” é um ritual de sensibilidades que voa sobre a terra num um percurso cênico sinuoso que atravessa o imagético, o sonoro, o literário e o dramatúrgico sensoriais sensíveis dos saberes sentidos e dos diálogos cosmológicos indígenas, não indígenas e entremeios sinestésicos da vida.
“Para o grupo Vivarte é uma alegria estar junto das comunidades apresentando neste Fetac em Cena Juruá, foi uma grande ideia da Fetac trazer os espetáculos para o Juruá. Para a gente está sendo uma alegria compartilhar histórias, é muito gratificante inclusive poder apresentar na aldeia dos Puyanawa, pois eles abriram a aldeia para a gente poder apresentar aqui” comemora a atriz Dani Mirini.
Em Cruzeiro do Sul, as apresentações se concentram na Praça da Vila Santa Rosa. A solo performance “Por Amor sem dor” começa às 17h, e “As Confiadas”, do Teatro GPT, será apresentada logo em seguida, às 18h. O primeiro solo narra o desabafo da personagem em uma trajetória de sofrimento, que mostra as ações violentas de um homem machista, contraponto a busca da liberdade e empoderamento da protagonista.
“A expectativa é a melhor por está apresentando em uma comunidade, levando uma mensagem que apresenta um impacto muito forte sobre a violência doméstica e é um trabalho de que traz uma carga de sofrimento e mexe com o emocional do público. Também é uma performance educativa, que incentiva a mulher a buscar ajuda para sair do círculo de violência”, afirma a atriz Maria José Freitas.
Realizado pela Federação de Teatro do Acre (Fetac), o festival acontece até 17 de novembro, em diversos espaços públicos das cidades de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O Fetac em Cena Juruá é um projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, pelo Governo do Estado do Acre e pela Prefeitura de Mâncio Lima, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Produtos Cristal.
Confira a programação completa desta segunda-feira (15):
MÂNCIO LIMA
Escola Padre Edson de Oliveira Dantas
9h – Os três Porquinhos (Grupo Ciranda de Leitura)
Aldeia Barão/Ipiranga
18h – Kanarô (Grupo Vivarte)
CRUZEIRO DO SUL
Praça da Vila Santa Rosa
17h – Por Amor sem Dor (Solo performance)
18h- As Confiadas (Teatro GPT)
Escola Dom Henrique Ruth
18h- O Organismo (Macaco Prego da Macaca)
Leia também: Cia Visse e Versa leva o espetáculo “Cortejo Híbrido” para Fetac em Cena Juruá