Pular para o conteúdo
Eleições 2022

Em nova pesquisa, Gladson permanece em primeiro para governo, com 34% das intenções de voto, seguido por Jorge Viana, com 23%

A pesquisa da XP Consult foi realizada entre os dias 13 e 23 deste mês, com 580 moradores, de dez regionais de Rio Branco. Mara Rocha aparece em terceiro, com 13% da preferência, e Petecão, em quarto, com 11%

A poucos dias para o término do ano, uma pesquisa realizada pela XP Consult, em parceria com A GAZETA, apontou que, se as eleições de 2022 fossem realizadas neste mês de dezembro, o governador Gladson Cameli (PP) teria 34% dos votos dos eleitores de Rio Branco, no 1º turno, contra 23% de Jorge Viana (PT). A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 23 deste mês, com 580 moradores das dez regionais administrativas da Capital acreana. As entrevistas foram coletadas presencialmente, em 14 pontos de fluxo. A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%.

O resultado do relatório aponta ainda que a deputada federal Mara Rocha (PSDB) ficaria em terceiro lugar, com 13% das intenções de votos, seguida por Petecão (PSD), já oficialmente declarado pré-candidato, com 11%. Seguidos pelo deputado estadual Jenilson Leite, com 3%. David Hall e outros candidatos somaram, juntos, 1%. Brancos e Nulos somaram 6% e Não Sabem ou Não Responderam 9%.

A pesquisa também mediu a rejeição aos candidatos majoritários. Para governo, o senador Sérgio Petecão teve a maior rejeição para assumir o Estado em 2023, com 25,19%, quase empatado com Jorge Viana, com 24,83%. O governador Gladson Cameli apresentou 19%, e Mara Rocha, 7%. Jenilson Leite aparece com 6%, David Hall com 5%, Não Sabe ou Não Respondeu 13% (números arredondados).

Em uma entrevista de quase oito minutos, os participantes da pesquisa foram das seguintes regionais da Capital: Belo Jardim, Cadeia Velha, Calafate, Estação Experimental, Floresta, Baixada, Seis de Agosto, Tancredo Neves, Vila Acre e São Francisco.

Pesquisa Big Data

No início do mês, a Realtime Big Data também divulgou os resultados de uma pesquisa. Cameli recebeu 30% das intenções de voto, na pesquisa espontânea, e 45%, na pesquisa estimulada. Na pesquisa de agosto, ele recebeu 41% e 62% das intenções, respectivamente.

A partir deste resultado, a eleição para o Governo do Acre seria resolvida no segundo turno. O ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT, que aparece em segundo lugar, com 21% na estimulada, seria o concorrente do atual governador.  O senador Sérgio Petecão (PSD) desceu uma posição nas respostas, desde a última pesquisa, e ficou em terceiro lugar, com 12% das intenções de voto, seguido por Jenílson Leite, com 2%.

Leia mais em: Alan Rick e Jorge Viana lideram preferência para o Senado, com 29% e 27% das intenções de voto