X

Em apenas um dia, mais de mil pacientes com sintomas de gripe buscaram atendimento em duas UPAs de Rio Branco

Paciente morreu na UPA do Segundo Distrito, unidade referência da doença; ela estava internada desde sexta (Foto Acervo Secom Acre)

Com sintomas de gripe, 492 pacientes buscaram atendimento na UPA Franco Silva e outros 622 na UPA do II Distrito de Rio Branco, somente na última segunda-feira, 20, na capital acreana. A informação foi confirmada em nota, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o que confirma o aumento significativo no número de casos de síndromes gripais.

Com a alta demanda, as unidades estaduais estão ficando sobrecarregadas, apesar disso, a Sesacre reforça que está prestando a devida assistência à população, buscando estratégias e estabelecendo fluxos.

Desde a última semana, a prefeitura municipal de Rio Branco alerta sobre o risco de uma epidemia de gripe na capital acreana, pois tem sido baixa a procura da população pela vacina, que previne a gripe nos seus três tipos: H1N1, H3N2 e o vírus do tipo B, que são vírus que podem levar a maiores complicações, além de os sintomas serem parecidos com os da Covid-19, o que prejudica o atendimento médico.

Dados levantados pela Vigilância Epidemiológica do município apontam que apenas 48,5% da população se vacinou contra a gripe em Rio Branco. Os dados são ainda menores em comparação ao mesmo período do ano passado, em que 71,86% das pessoas foram imunizadas.

Socorro Martins, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, esclarece que as vacinas contra a Covid-19 e influenza estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. “É importante as pessoas se vacinarem tanto contra a Covid-19 quanto a influenza. Lembrando que as vacinas estão disponíveis não só nas Uraps, mas também nas Unidades de Saúde da Família, aquelas unidades básicas que ficam nos bairros mais distantes do centro”, ressaltou.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: