Pular para o conteúdo
Dezembro Vermelho

Rio Branco registra 386 casos de HIV nos últimos três anos

Em alusão ao  Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, celebrado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a prefeitura de Rio Branco iniciou a campanha 'Dezembro Vermelho'

Ação foi começou na manhã desta quarta,1, na Praça da Revolução.

De 2019 a 2021, foram registrados 386 casos de HIV em Rio Branco, sendo a maioria do infectados do sexo masculino, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em alusão ao  Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, celebrado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Semsa, iniciou na Praça de Revolução, Centro da capital acreana, a campanha ‘Dezembro Vermelho’. A ação busca conscientizar a sociedade sobre o tratamento preventivo da doença.

“Estamos aqui com a tenda da prevenção, onde oferecemos testes que são uma espécie de triagem. Se algum dos testes der positivo, encaminhamos o paciente a unidade de Saúde onde ele irá receber todos os atedimentos necessários. Nas tendas, os profissionais orientam as pessoas  em relação a prevenção e o teste rápido, do qual adquirimos um diagnóstico precoce para que o infectado tenha uma vida normal”, disse Francisca Ribeiro, coodenadora do Índice de Doenças Sexualmente Trasmissiveis de Rio Branco (IDST).
Ela também ressaltou que o tratamento é eficaz e gratuito. “A pessoa pode viver normalmente sem que a doença evolua para o estágio da AIDS. De 2019 a 2021 foi constatado 386 casos de HIV na capital, sendo que a maioria do sexo masculino” concluiu.