Pular para o conteúdo
Neste sábado

Rio Branco sedia última etapa do Campeonato Acreano de Natação 2021

A etapa final do Campeonato Acreano de Natação 2021 foi realizada na manhã deste sábado, 4, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

Mais de 60 atletas participaram do evento, na manhã deste sábado,4. (Foto: Dell Pinheiro)

A etapa final do Campeonato Acreano de Natação 2021 foi realizada na manhã deste sábado, 4, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Mais de 60 atletas dos clubes da Associação Servidores Do Incra (Assincra), Mais Academia, Natação Tubarão, Amigos Solidários Natação e AABB, participaram do evento esportivo, nas  categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, júnior, sênior e master. Ricardo Sampaio, presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), ressaltou a importância do torneio.

“Voltamos a fazer os eventos oficiais. Em setembro deste ano, fizemos a seletiva para os jogos escolares, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, isso depois de quase dois anos parados devido a pandemia. Foi uma grande felicidade para os atletas retornar os torneios. Essa é uma  competição que tínhamos programado para encerrar as atividades deste ano. Conseguimos reunir os clubes e formatar um evento que colocasse todas as nossas categorias para competir”, comentou.

Campeonato Acreano de Natação 2021 (Foto: Dell Pinheiro)

Sampaio falou sobre as dificuldades financeiras dos clubes para manter uma natação competitiva. “Todos os clubes estão passando por momentos difíceis, porém estão conseguindo realizar suas atividades. Por incrível que pareça, hoje, as escolinhas de natação ainda estão com restrições, e não conseguem matricular a quantidade de alunos para desenvolver um bom trabalho.  Essa é uma confraternização, mas é um evento oficial. Vai ter troféu para os três melhores atletas. Os tempos dos atletas vai para o currículo de cada um deles. O tempo feito neste torneio pelo atletas serve para a temporada de 2022, contando para índice para o Campeonato Brasileiro”.

Incentivo

Fernando Fernandes já ganhou três medalhas de ouro pela natação. (Foto: Dell Pinheiro)

Fernanda Fernandes, mãe do atleta da Assincra, Fernando Fernandes, ganhador de três medalhas de ouro,  tinha motivos suficientes para celebrar o campeonato. “É muito gratificante incentivar o esporte. Ele prática a natação há três e desde o início ele sempre demostrou interesse, além da facilidade muito grande em nadar. Desde então, vem se destacando dentro da equipe. Todas as mães deveriam incentivar seus filhos para fazer algum esporte. O Fernando tinha problemas respiratórios, e a partir da natação, começamos a ter resultados positivos em seu tratamento. O esporte traz muitos benefícios a saúde. O maior desafio é a questão do patrocínio. O poder público e os empresários  deveriam ter um olhar especial para essa área. Eu, como mãe, gostaria que tivesse mais apoio”, destacou.

Mãe e filho comemoram mais uma vitória no Campeonato Acreano de Natação 2021 (Foto: Dell Pinheiro)