Pular para o conteúdo
Solidariedade

Com estoque de sangue reduzido, Hemoacre pede que população agende doações

No mês de dezembro e início de janeiro, número de doadores de sangue diminui, consideravelmente, e Hemoacre faz apelo por doações, principalmente devido aumento de acidentes

O Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, bairro do Bosque, atende de segunda a sábado, das 7h30 às 18h (Foto: cedida)

No mês de dezembro, e início do janeiro, período de férias, festas de final de ano, feriados e recessos, o número de doadores de sangue diminui consideravelmente no no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Com o estoque baixo, a direção do hemocentro intensifica os pedidos de voluntários para abastecer toda a rede pública de Saúde, principalmente por conta do aumento no número de acidentes.

“Pedimos que as pessoas façam uma análise, nestes últimos dias do ano, que se sensibilizem com a causa, que agendem sua doação, e que façam uma programação na sua rotina de vida, para doar de três a quatro vezes ao ano. Esse é um ato de amor ao próximo”, salientou Quésia Nogueira, coordenadora do setor de captação do Hemoacre.

Requisitos para doar

Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião); pesar mais de 51kg; não estar em uso de medicamentos; apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade; dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar duas horas antes.

O Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, bairro do Bosque, atende de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.