Pular para o conteúdo
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Shantal detalha violência obstétrica: “Tentou me rasgar com as mãos”

Shantal Verdelho, de 32 anos de idade, participou do “Fantástico” no último domingo (9) e deu mais detalhes sobre a violência obstétrica sofrida por ela pelo médico Renato Kalil durante o parto de sua segunda filha, Domenica.

A influenciadora, que ficou em trabalho de parto por 48 horas, contou que a situação só piorou quando ele encontrou na sala. “Entrei em trabalho de parto, fiquei em casa tendo os primeiros sinais, as primeiras contrações. No hospital, foram aproximadamente 12 horas. Ele chegou nas duas horas finais, muito apressado e foi quando mudou o clima do parto. Eu não entendia aquela pressa”, disse.

Segundo ela, Kalil tentou obrigá-la a tomar um medicamento porque ela não estava tendo dilatação. “Eu não estava tendo dilatação e, para isso, ele propôs o uso do remédio mais de uma vez, o misoprostol. Mas eu sabia que existia risco de morte para quem teve uma cesariana anterior, e eu tinha”, afirmou.

Shantal disse que o médico chegou a sugerir uma episiotomia, procedimento que consiste em fazer um corte no períneo para ajudar na saída do bebê. “Ele ficava insistindo para o Matheus, para fazer a episiotomia, num tom de ‘vai rasgar aqui’, ‘é melhor eu dar uma cortadinha aqui’. Ele ficava falando isso para o Matheus como se eu não estivesse ali. Não tinha a menor necessidade de ele tentar me rasgar com as mãos e isso foi feito várias vezes. Ele passa o parto inteiro fazendo o movimento com a minha vagina, tentando abrir, com as mãos, já que não teve o corte”, lamentou ela, que ainda acrescentou que os profissionais da sala colocaram peso em cima de sua barriga durante o parto.

“Minha barriga foi pressionada desde quando ele chegou. Ele pede para uma médica da equipe dele fazer, depois pede para o anestesista fazer, porque ele era mais forte. Eu reclamei que estava doendo. Ele coloca o corpo inteiro em cima da minha barriga e ainda faz força”,

Apesar disso, Shantal disse que está tentando ressignificar o momento. “Fiquei muito abalada emocionalmente quando aconteceu. Eu fui lá para o fundo do poço e agora estou ficando forte. Estou ressignificando a história e, talvez, eu consiga salvar várias mulheres”, concluiu.

Em áudios vazados, a influenciadora falou sobre o caso pela primeira vez em meados de dezembro. Domenica, fruto de seu casamento com o modelo Mateus Verdelhoveio ao mundo em 13 de setembro. Além dela, Shantal também é mãe de Filippo, de 3 anos de idade.