Pular para o conteúdo
Stéphanie Assad
Stéphanie Assad é nutricionista formada pela PUC-GO, atende em consultório há 2 anos e aborda a temática alimentação saudável e acessível, dicas nutricionais e receitas fit
SAIBA MAIS!

Consequências do efeito sanfona

Afinal, o que é esse efeito sanfona?

É quando a pessoa entra num ciclo, tendo dificuldade em manter o peso após um período de perda de quilos, famoso engorda->emagrece->engorda->emagrece…

Quais as consequências disso, nutri?
1. Aumenta a atividade inflamatória no organismo;
2. Pode desencadear doenças como a diabetes e alterações cardiovasculares;
3. Quanto mais variabilidade de peso, mais elevados podem ser os níveis de pressão arterial;
4. Perda de massa muscular;
5. Queda na imunidade;
6. Aumento do colesterol.



Mas porquê isso acontece? Por que as pessoas entram nesse efeito?
Dietas restritivas é um exemplo, ficar alterando completamente seu estilo de vida na busca de emagrecer e sem nenhum planejamento pra sustentar o emagrecimento, leva ao efeito sanfona.

Seu corpo não entende o porque entrou nessa restrição severa, então a bagunça no metabolismo começa a acontecer, como armazenamento de gordura, o que torna o metabolismo mais lento.

É difícil sustentar essas dietas da moda, usando o carboidrato como exemplo, você não vai conseguir ficar muito tempo sem comer pão, massas, arroz, entre outros carboidratos, então uma hora você acaba voltando a comer e exagera demais, levando ao reganho de peso e até mais do que já era antes.

Não tente cortar caminho, tenha paciência que o resultado virá, não precisa de sofrimento! É muito frustrante você achar que está conseguindo e do nada perder tudo, não é mesmo? Melhor ir com calma e constância, você vai passar a gostar do processo e o resultado será definitivo.

error: Conteúdo protegido!!!