X

Acre tem 285 novos casos de covid-19 e 11 pessoas internadas nesta sexta

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por meio de boletim oficial nesta sexta-feira, 14, o registro de 285 novos casos de infecção por coronavírus, elevando o número de infectados para 89.529 em todo o estado. Sem mortes, o número oficial de óbitos permanece em 1.854.

Até o momento, o Acre registra 256.727 notificações de contaminação pela doença, sendo que 167.131 casos foram descartados e 88 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 86.374 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 11 seguiam internadas até a divulgação do último boletim.

Onze pessoas estão internadas em decorrência de complicações da covid-19 (Foto: Dell Pinheiro)

Situação de emergência

prefeitura municipal de Rio Branco e o governo do Estado decretaram, no dia 10 de janeiro, Situação de Emergência no âmbito do município e também do Estado, devido ao aumento exponencial dos casos de covid-19 e também de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Desde dezembro de 2021, as unidades de saúde do Estado têm tido aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, chegando a atender mais de 13 mil pacientes somente de 1º a 31 de dezembro do ano passado. O Decreto estadual também informa que há superlotação por internações referentes à síndrome gripal nas unidades do interior e da capital, com aumento na taxa de internação de até 120%.

Ambos decretos têm validade de 90 dias, podendo serem prorrogados por igual período.

Agnes Cavalcante: