Dentro da mesma semana dois acidentes de trânsito ocorreram no cruzamento da rua Palmares com a rua Passarela, no bairro Nova Estação, em Rio Branco. Os moradores estão se mobilizando para levar um abaixo assinado para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS) pois, segundo eles, os acidentes ocorrem com frequência no trecho.
Na tarde do dia 13 de janeiro, dois carros colidiram no cruzamento e um dos veículos parou em cima de uma das calçadas. Cinco dias antes, no sábado,8 , outro acidente semelhante no mesmo local. Neste caso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi preciso cortar a porta do veículo para retirar uma das motoristas.
“Esses acidentes são constantes. Já vi pessoas perderem o pé, a vida… sempre naquela esquina. As pessoas ‘cortam’ muito por aqui, então é um movimento de carro muito grande. Só tem a placa ‘Pare’ de um lado e do outro não tem mais”, comenta Edvânia Fontenelle, que mora na região há 18 anos.
A RBTrans informou que começou a sinalizar o local nesta terça-feira,18, com a implantação de uma placa de ‘Pare’ e que ainda nesta semana a sinalização no chão também deve ser realizada.
Esta é apenas uma das medidas que os moradores reivindicam. “Está muito perigoso! Estamos pedindo faixa de pedestrea, quebra mola, mais placa, mais sinalização ou também colocar uma das ruas como mão única. Quase toda semana são dois ou três acidentes nessa esquina. Até quem para no cruzamento e vai um pouco mais para frente corre o risco de o carro vir na mão correta e bater, como vem acontecendo muito”, relata.
O diretor de trânsito da RBTRANS, afirma que, a princípio, a medida imediata será a sinalização vertical e horinzontal. ” É o que faremos de imediato. Ano passo fizemos 80km de sinalização horizontal nos bairros . Esse ano vamos fazer muito mais . Muitos acidentes acontecem por falta de sinalização. Nossa meta é de 100 dos bairros”, afirma João Marcos.
Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), Major Marleudo, um dos principais motivos para os acidentes seria o muro da casa de uma das esquinas do local. “Aparentemente a causa lá é um muro que está construído de forma irregular e está dificultando a vizibildiade de cruzamento. Mas a gente vem trabalhando nessa consicentização para que os condutores tenham mais cudiado na hora de atravessar a pista. Geralmente, nesses cruzamentos, a falta de prudência dos condutores, de atenção, acaba causando os acidentes”, afirma.
Mãe de duas crianças, sendo uma especial, e um adolescente, Edvânia relata que se sente insegura no local. “Antes eu passeava na calçada com meu filho na cadeira de rodas aqui na calçada, mas eu não saio mais porque eu tenho medo”, declara.
Leia também: Motorista atropela motociclistas, perde controle de carro e invade loja em Rio Branco